Olha quem está falando, quer dizer, voltando. =D

23 de fevereiro de 2009 0 opiniões

Wave Festival 2009

Logotipo do Wave Festival. Blog Publiloucos.


O maior festival de propaganda da América Latina está próximo. Bom, pelo menos é assim que auto intitula-se a segunda edição do Wave Festival, que será realizado em maio no Rio de Janeiro.
Bom, como no hotsite do evento tem muita frescura, vou ser bem objetivo.

Programação


Programação do Wave Festival 2009. Blog Publiloucos.

Programação do Wave Festival 2009. Blog Publiloucos.


Júri
Os jurados são de grandes agências da Argentina, México, Chile, Colômbia, Brasil, Venezuela,
Perú e Uruguai. Mas estava pensando aqui com meus botões do teclado: acho que a América Latina é composta por mais países, não é?

Categorias
Film, Cyber, Press, Design, Promo, Direct, Radio, Blue Wave e Outdoor.


Local
Av. Atlântica, 1702 - Rio de Janeiro
+55 (21) 2548-7070
reservas@copacabanapalace.com.br

Inscrições
Puta merda! O preço está em dólares!!! Mas nós não estamos no Brasil?

Full Pass (café da manhã, seminário, showcase e jantar de encerramento) = US$950,00

Convite avulso do jantar de encerramento = US$ 200,00

Inscrição das peças: De US$ 212,00 a US$ 412,00



Obs.: Acho que vai ser muito legal o evento, porém é muito caro, fora da realidade da maioria dos publicitários brasileiros. Quem vai pagar US$200,00 por um jantar? E por que o valor está em dólar? Para ficar mais chique? Já me entristeci demais com este post, tchau.

Obs. 2: O papel higiênico que estará nos banheiros será igual aos aqui de casa...
22 de fevereiro de 2009 2 opiniões

Folhetinho bizarro de carnaval

Só em Pindamonhangaba mesmo. Hehehe.
Ontem, recebi um folhetinho sobre os cuidados do carnaval (aquelas coisas de sempre: sexo só com camisinha, aids, não beba, etc) e tinha umas charges bem, digamos legais, confira!
Obs.: anotações em BIC azul.


Não é só o Sergey que curte uma árvore
Não é só o Sergey que curte uma árvore


Pedofilia
Pedofilia... ao pé da letra!


Zoofilia
Sobrou até para o pombinho. Ou pombinha?
7 opiniões

Revista Época erra na capa

Na edição deste dia 23/02 (n°562) há um erro estrondoso na capa: a falta de um ponto de interrogação.
A matéria da capa vem intitulada de: 'Por que as pessoas mentem' - sem a pontuação referida no final da frase.
Até o meu irmão de oito anos sentiu falta da pontuação e ainda soube explicar as regrinhas dos 'por que/porque/por quê/porquê'
Tá certo que nenhuma frase da capa tem pontuação, mas todas são afirmações e apenas esta excessão.
Erro ou padronização ou padronização errada?


Revista Época erra na capa, blog Publiloucos
Faltou uma revisora?
21 de fevereiro de 2009 7 opiniões

Sheila Carvalho estourada e publicidade idem

É verdade. Leia e confira!
Ontem pela manhã recebi um SPAM disfarçado de e-mail marketing para promover uma tal de Clínica Emagrecentro, situada na minha querida Pindamonhangaba.
Primeiramente achei um absurdo, pois o remetente do e-mail era uma agência de comunicação chamada FF Publicidade, que no mínimo não deve conhecer a ABEMD e muito menos maneira corretas de obter um mailing, pois eu nunca solicitei/cadastrei/permiti o recebimento de e-mails marketing (vulgo SPAM) da tal empresa.
Já puto, resolvi olhar o JPEG (enviado em anexo, que ridículo!) e para meu delírio, vi a foto da Sheila Carvalho totalmente estourada, mal cortada, texto despadronizado, asterisco sem explicação, abreviações erradas... digno de quem não sabe a diferença entre 72dpi e 300dpi.
Duvidei que a foto tinha sido utilizada de maneira legal, pois como uma empresa dessa qualidade teria direitos sobre a foto da Sheila Carvalho? Tava na cara que a foto tinha sido surrupiada via Google Images, mas para meu desespero, no site da empresa Emagrecentro há um, digamos, rough de comercial com a atriz/apresentadora/dançarina/capa da playboy.
Preciso dizer mais alguma coisa? Depois as empresas dizem que publicidade não dá retorno... tem que saber publicitar né meu. Veja o print do e-mail recebido e logo depois o JPEG do SPAM.


Só para lembrar: a pior coisa que você pode fazer é me mandar um spam. Vai pro inferno! Lá deve ter a cartilha Caminhos Suaves de como recortar uma imagem.
19 de fevereiro de 2009 1 opiniões

Embraer demite mais de 4200 funcionários

Logotipo da empresa Embraer

Desde a primeira quinzena de dezembro do ano passado, alguns veículos informavam que a Embraer poderia cortar centenas de funcionários, mas isto era piamente negado pela direção da empresa.

Porém na semana passada, os rumores ficaram mais fortes. Fontes de dentro e fora da empresa anunciavam que o facão maldito estava próximo e desgraçadamente hoje, a terceira maior fabricante de aviões comerciais do mundo, anunciou vergonhosamente, a demissão de aproximadamente 4.272 funcionários, o equivalente a 20% do total de colaboradores.

A foice foi tão grande que atingiu diversas áreas, como mão-de-obra operacional, administrativa, lideranças e gerência nas unidades de São José dos Campose, Gavião Peixoto, Botucatu, França, China e Portugal.

Até o disputadíssmo Programa de Estágios (eu já participei, mas faltou QI) foi cancelado e os estágios em vigência não foram renovados na virada do ano.

Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, “A Embraer tem todas as condições de garantir estabilidade e reduzir a jornada. A empresa lucrou muito no último período e é a única empresa do setor em todo o mundo com uma jornada de 43,5 horas”.(Adilson dos Santos)

Completa ainda que o Sindicato vai realizar protestos contra as demissões e que o assunto será debatido com o prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury.

"Esperamos que o prefeito adote medidas práticas e urgentes para intervir nessa grave situação. Essas demissões terão um impacto extremamente negativo em toda a cadeia produtiva da cidade" (Adilson dos Santos)

Mas, em nota oficial a empresa alega em defesa que: “como decorrência da crise sem precedentes que afeta a economia global, em particular o setor de transporte aéreo, tornou-se inevitável efetivar uma revisão de sua base de custos e de seu efetivo de pessoal, adequando-os à nova realidade de demanda por aeronaves comerciais e executivas. Apesar de sediada no Brasil, a Empresa depende fundamentalmente do mercado externo e do desempenho da economia global - mais de 90% de suas receitas são provenientes de exportações, pouco se beneficiando, portanto, da resiliência que o mercado doméstico brasileiro vem demonstrando.”

Hoje o presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado, teve um encontro com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o senhor Miguel Jorge. Tomara que nesta reunião tenha sido discutida uma forma que readimitir ou dar apoio aos demitidos.

A primeira coisa que o funcionário ex-Embraer recebeu foi uma carta do presidente Curado, onde o mesmo informa o motivo da demissão e salienta que a “crise não é passageira”. Ou seja, não espere ser recontratado tão cedo!




Fontes: Portal Exame 1, Portal Exame 2, PSTU, Embraer, Yahoo! Notícias, Yahoo!Notícias 2, Verdes Mares, Olhos Certos, Correio Braziliense, Último Segundo, O Dia, Tudo Agora, Folha, AEIOU, G1 e Wikipedia.
18 de fevereiro de 2009 1 opiniões

Logotipos vetorizados e gratuitos

Nos meus últimos steve jobs tive que me aventurar nos confins do universo maravilhoso e útil da internet, em busca do precioso logotipo. Bom, na verdade, eu não estava com paciência para vetorizar algumas marcas, então bati um lero com o meu querido amigo Google e achei uns sites bem bacanas, que me ajudaram e que agora ajudarão você a economizar um tempão e além de tudo isso são gratuitos!
Sem mais delongas...



Na minha humilde e agradável opinião: o melhor! Com nada menos do que 13544 bookmarks no delicious o Best Brands of The World reúne milhares de logotipos/logomarcas/o escambau vetorizados. Se abusar tem até o logotipo da agência que você montou na época da faculdade.



Já o Logotypes é simples e genial. Sem nenhum frufru e totalmente objetivo, este é um dos melhores. Possui 3835 bookmarks no delicious.



Com um visual feio, mas intuitivo e um nome nada modesto, o All The Logos concentra alguns milhares de logotipos ou logomarcas, como queira. Ele tem 900 bookmarks no delicious



Com um layout que faz qualquer diretor de arte chorar de tristeza, o Logotipos peca em ser tão feio e ainda hospedado no XPG, o que faz parecer que é coisa de sexo. Mas, pode parar de pensar que não tem serventia. O legal é que o site é brazuca e contém alguns logotipos de pequenas empresas. Por essa você não esperava, não é? Os outros sites são bons, mas disponibilizam o material vetorizado apenas das marcas mais famosas. São 142 bookmarks no delicious.
16 de fevereiro de 2009 0 opiniões

Torcidas de futebol: no brasil e no mundo


No mundo



No Braziu
13 de fevereiro de 2009 0 opiniões

A crise tá pegando geral

1 opiniões

Digimax Estúdio lança o jingle pronto

A produtora de áudio e vídeo Digimax Estúdio (São José dos Campos) lançou o "Jingle Pronto". Para quem não sabe o que é, eu explico: é um spot sem exclusividade. A empresa/cliente/agência compra o spot já pronto e a produtora apenas adiciona a assinatura do cliente no final - (claro, a assinatura nunca viria no começo...) - conheça um pouco sobre o produto na entrevista e áudio abaixo:



Blog Publiloucos: Como surgiu esta ideia? já decorei que ideia não tem mais acento
Alan Tadini: A ideia surgiu quando vimos a necessidade de produzir mais e melhorar o uso de nosso tempo ocioso. Então, ao invés de ficarmos esperando as encomendas, quando temos um tempo ocioso, a gente resolveu criar estes materiais. E para não fazer de qualidade baixa, a gente não faz eles exclusivos, podendo comercializar para todo o país. O cliente tem que pegar um pronto, não vamos mudar nada pra ele que não seja colocar a marca dele na assinatura e ele é livre pra escolher a região que quer ter exclusividade no jingle. Por Exemplo: se um cliente quer passar o jingle apenas nas rádios de São José dos Campos, mas não quer que um outro de Taubaté queira o mesmo jingle, ele paga um pouco mais pra gente não vender pra ninguém na região de Taubaté, Jacareí e etc. Pois eu deixo de atender ao mercado daquela região que poderia comprar os direitos de veiculação do mesmo material naquela cidade.

Blog Publiloucos: Outros mercados utilizam do mesmo artifício?
Alan Tadini: Que eu saiba, não conheço mercados que usem este tipo de produto. Mas o lance é que a gente achou esta solução para momentos de crise, e ainda manter o mercado abastecido com produções de qualidade.

Blog Publiloucos: É uma maneira de atingir também os pequenos anunciantes?
Alan Tadini: Sim, é como disse na primeira pergunta, o cliente que é pequeno e quer ter um jingle pronto, simplesmente paga menos e não tem exclusividade. Pode ser que outro cliente em outra cidade ou estado use o mesmo jingle, mas como é distante, não tem problema. Os direitos autorais continuam sempre do DigiMax Estúdio, mas o cliente pequeno tem chance de assinar um bom material como se fosse dele no mercado que importa pra ele, que é o da cidade que ele fica. Se o cliente tiver uma rede de lojas no vale, por exemplo e quiser um pronto pra região, ele paga pouco a mais pela exclusividade do jingle numa região menor, porem uma loja de Salvador-BA pode anunuciar o mesmo jingle nas rádios locais de Salvador.

Alan Tadini, sócio-proprietário da produtora de áudio e vídeo Digimax Estúdio
Alan Tadini
12 de fevereiro de 2009 0 opiniões

-Fechado- Orange abre vaga de Analista Programador e de Sistemas

Logotipo da agência Orange no blog Publiloucos


Empresa:
Orange! WPI
Cidade: ?
2 Vagas: Analista Programador e de Sistemas (Freelance)
Descrição da vaga: A Orange! WPI procura programadores para trabalhar em projeto de website de porte médio na região do Vale do Paraíba. A contratação será para FREELA por 30 dias com possibilidade de renovação por mais 30 dias. O trabalho poderá ser desenvolvido remotamente.
Requisitos: Experiência em desenvolvimento de sistema web com acesso a bases de dados, ASP ou .NET ou PHP, MySQL / MSSQL, conhecimento em HTML e JavaScript, já ter trabalhado com Webdesign, ser comprometido com prazos e qualidade do trabalho desenvolvido
Benefícios: ?
Contato: Enviar CV com trabalhos REALMENTE desenvolvidos para rh@orangewpi.com.br com o assunto PROGRAMADOR

UPDATE 28/02/09
0 opiniões

-Fechado- Orange abre vaga de WebDesigner / Diretor de Arte


Empresa: Orange! WPI
Cidade: ?
Vaga: WebDesigner / Diretor de Arte (Freelance)
Descrição da vaga:A Orange! WPI procura programadores para trabalhar em projeto de website de porte médio na região do Vale do Paraíba. A contratação será para FREELA por 30 dias com possibilidade de renovação por mais 30 dias. O trabalho poderá ser desenvolvido remotamente.
Requisitos: Experiência em desenvolvimento de conceito criativo para websites, conhecimento em Photoshop, dreamweaver, Flash, já ter trabalhado com Webdesign e ser comprometido com prazos e qualidade do trabalho desenvolvido. Conhecimento em HTML e CSS será diferencial.
Benefícios: ?
Contato: Enviar CV com trabalhos REALMENTE desenvolvidos para rh@orangewpi.com.br com o assunto DESIGNER

UPDATE 28/02/09
0 opiniões

Agência Criative Comunicação no Delicious


Aeh!
Pelo o que parece algumas d as agências da região estão entrando na web 2.0. Nesta semana, foi a vez da Criative Comunicação de São José dos Campos, que criou um perfil no Delicious. Quem quiser conhecer, basta acessar: www.delicious.com/criativecom



Obs.: Você já sabe o Delicious do blog Publiloucos, mas se não souber é só acessar www.delicious.com/publiloucos.
0 opiniões

Ateliê de Letras realiza curso de redação publicitária

0 opiniões

-Fechado- GPM abre vaga de Assistente de Atendimento


Empresa: GPM
Cidade: São José dos Campos
Vaga: Assistente de Atendimento
Requisitos: Vaga destinada para mulheres. "O ideal é que ela esteja cursando propaganda, que seja dinâmica e inteligente. Se tiver conhecimento da área de vídeo, ótimo, mas se não, não tem problema, pois nós vamos treiná-la de qualquer forma. Se tiver carro para trabalhar é
melhor, e nós pagamos o Km rodado.
Benefícios: ?
Contato: Envie seu currículo para marcelo@gpmvideo.com.br (Marcelo Weiss)

Update 19/02: Vaga fechada.
11 de fevereiro de 2009 0 opiniões

Alex Gonçalves na revista Recall

Edição de novembro de 2008 da revista Recall, com Alex Gonçalves

Jesuis. Até que o trabalho de conclusão de curso que realizei no ano passado serviu para alguma coisa, além de me graduar, é claro.
Para a minha alegria, foi publicada uma matéria sobre o trabalho na edição de dezembro de 2008 da revista Recall.
Não recebi a revista, pois a mesma é distribuida apenas à assinantes. E quem me avisou (e enviou o PDF) foi o Nelson Campos, da agência BC&C Comunicação e Design. Desta maneira, disponibilizo para vocês o PFD. Basta clicar aqui.
10 de fevereiro de 2009 0 opiniões

Cabrillano abre vagas de Atendimento

(Clique para ampliar)




0 opiniões

Página Comunicação abre vaga de Produção Gráfica


Empresa: Página Comunicação
Cidade: São José dos Campos
Vaga: Produção Gráfica
Requisitos: Dominar fechamento de arquivos, pré-impressão e acabamentos, usando softwares como o Photoshop, Illustrator, InDesign e Acrobat. Mas, também, conta muito ter iniciativa e relacionar-se bem com as pessoas.
Benefícios: ?
Contato: Envie seu currículo agora mesmo com pretensão salarial e portfólio para raulpacheco@paginacom.com.br


Referência: Clube de Criação do Vale do Paraíba
0 opiniões

Regional Marketing abre vaga de Assistente de Arte


Empresa: Regional Marketing
Cidade: São José dos Campos
Vaga: Assistente de Arte
Requisitos: Conhecimentos de Photoshop, Ilustrator, Corel Draw ou Freehand
Benefícios: ?
Contato: Cadastre seu currículo em http://www.regional.com.br/curriculo.php
0 opiniões

Página Comunicação abre vaga de Diretor de Arte

Empresa: Página Comunicação
Cidade: São José dos Campos
Vaga: Diretor de Arte
Requisitos: ?
Benefícios: ?
Contato: Envie o seu currículo e portfolio para o e-mail contato@paginacom.com.br


Referência: Clube de Criação do Vale do Paraíba
0 opiniões

Página Comunicação abre vaga de Redator


Empresa: Página Comunicação
Cidade: São José dos Campos
Vaga: Redator
Requisitos: ?
Benefícios: ?
Contato: Envie o seu currículo e portfolio para o e-mail contato@paginacom.com.br



Referência: Clube de Criação do Vale do Paraíba
0 opiniões

Girafa Publicidade abre vaga de programador web

Empresa: Girafa Publicidade
Cidade: São José dos Campos
Vaga: Programador web
Requisitos: Conhecimentos em PHP, ASP e Flash.
Benefícios: R$800,00 + comissão + VT + VA
Contato:
Envie o seu currículo e portfolio para o endereço contato@girafapublicidade.ppg.br
9 de fevereiro de 2009 0 opiniões

Guns n' Roses no comercial da Coca-cola


Meu Deus! Eu havia procurado esse comercial durante meses e quando até havia esquecido, ele apareceu. Como as coisas são estranhas.
6 de fevereiro de 2009 0 opiniões

Schincariol no carnaval #09

video


A assessoria de imprensa FSB COMUNICAÇÕES enviou o vídeo da campanha de carnaval da Novaschin, desta vez estrelada pela cantora/apresentadora Ivete Sangalo.
A campanha (que estréia apenas no próximo domingo) criada pela agência Y&R , mostra Sangalo cantando e andando pelas ruas do Pelourinho, na Bahia. Na hora me lembrei da música They Don't Care About us (Michael Jackson)
A veiculação será nacional, contando com as mídias: TV abertas, impressa, rádio, exterior (Salvador, Recife e Olinda), mobiliário urbano e ações digitais.
Bom, não só eu, mas como outras profissionais de comunicação do Vale do Paraíba acharam o conceito "Pega Leve, Pega Nova Schin" literalmente muito leve. É claro que o conceito se enquadra com a nossa querida Lei Seca, mas fiquei com esta impressão, de tipo, arroz com feijão. O que você achou?
5 de fevereiro de 2009 0 opiniões

Casa do Zezinho



Redação: Romero Cavalcanti
Arte: Dulcidio Caldeira, Luiz Sanches
Cliente: Casa do Zezinho
Agência: AlmapBBDO
País: Brasil
Produtora: Cinemacentro

Esta é apenas uma prova de que a publicidade brasileira é uma das melhores do mundo. Ah, e também que o cidadão brasileiro é levado muito pelas aparências.
3 de fevereiro de 2009 0 opiniões

Vaga de recepcionista

Empresa: Sigilo
Cidade: São José dos Campos
Vaga: Recepcionista / Vendas
Requisitos: Cursando ou formado em comunicação.
Benefícios: ?
Contato: Envie o seu currículo para o endereço xandapf@hotmail.com / (11) 7812-0712 (Alexandra)
1 opiniões

Essa nossa língua

Olha só. Essas novas regras da língua portuguesa só vieram para atrapalhar, e além do mais, nem o presidente lê, por que eu vou me adequar aos novos moldes da língua e ler? Desse jeito vou chegar na presidência!


Tenho certeza de que muitas pessoas estão pensando desta maneira. Infelizmente. Mas para promover a nossa língua brasileira, a Tilibra lançou o hotsite: "Língua Viva Brasileira".



Dinâmico, didático, sensacional. O hotsite permite que você vá 'jogando' e acumulando pontos, conforme vai lendo e aprendendo um pouco mais sobre a língua. Pela linguagem, creio que possa ser visitado por quaisquer públicos, pois todos irão entender o conteúdo.
Além de ser um belo trabalho da agência Garage Interactive Marketing, é um boa dica cultural.


Ficha Técnica

Agência: Garage Interactive Marketing
Cliente: Tilibra
Direção de criação: Miguel Genovese
Redação: Ana Dolabela
Direção de arte: Thiago Elias
Ilustração: Bruno Leal
Coordenação de projetos: Enrique Gonzalvo
Flash Developer: André Monteiro
Produção: Maicol Oliveira, Márcio Lopes
Atendimento: Débora Oeki(Talent), Claudia Quintas(Garage) e Breno Diogo(Garage)
Aprovação: Sidnei Bergamaschi / Danielle Medina
2 de fevereiro de 2009 7 opiniões

-Fechado-Momento Marketing abre vaga para assistente de arte

Logotipo da Momento Marketing e Comunicação, de São José dos Campos

Empresa: Momento Marketing & Comunicação
Cidade: São José dos Campos
Vaga: Assistente de arte
Requisitos: Conhecimentos em Illustrator, Photoshop, Indesign e Corel Draw.
Benefícios: R$500,00 + Vale Transporte
Contato: Envie o seu currículo e portfolio para o endereço trabalheaqui@momentomkt.com.br

UPDATE 18/02: Vaga fechada!
1 de fevereiro de 2009 0 opiniões

Bluetooth e SMS Marketing

Segundo a Anatel o nosso imenso país tem mais de 150.000.000 celulares ativos, para ser mais exato são 150.215.474, ou seja, quase oito celulares para cada dez brasileiros.
Com essa grande e gorda 'vaca roxa' em mãos, os publicitários há muito tempo estão utilizando esta tecnologia para penetrar no coração e principalmente no bolso do consumidor.
O mercado de mobile marketing está em expansão. Segundo dados da Mobile Marketing Association, os investimentos mundiais em publicidade no celular devem saltar de 24 bilhões de dólares em 2006, para 55 bilhões de dólares em 2011.








Realidade no Vale do Paraíba
A nossa querida região já começa a explorar os caminhos do Mobile Marketing. A empresa Coddex atua com algumas ferramentas do acima descrito, como SMS e Bluetooth Marketing. Leia uma pequena entrevista com Nilo Borrielo, responsável pela empresa.


Nilo Borrielo, Coddex de São José dos Campos


Blog Publiloucos: Qual a função do SMS Marketing?
Nilo Borrielo: Podemos utilizar o SMS Marketing (envio de mensagens de texto via SMS para celulares) para diversas ações: presentear clientes preferenciais, importantes informações promocionais, ou simplesmente para comunicar algo.

Blog Publiloucos: E o Bluetooth Marketing?
Nilo Borrielo: O Bluetooth Marketing (envio de mensagens de texto, imagens, vídeos, áudio e aplicativos para equipamentos móveis, inclusive celulares) é um marketing de permissão, ou seja, necessita da permissão prévia do destinatário para o envio do conteúdo. Uma ferramenta extremamente poderosa de marketing. Suas ações podem ser as mais diversas possíveis, em ambientes abertos ou fechados, e podem fazer com que o destinatário tenha uma interatividade longa e duradoura com a marca.
Vamos a um exemplo: imagine você circulando próximo ao cinema a procura de um filme, quando recebe a seguinte mensagem em seu celular “deseja receber conteúdo do cinema tal”, sim ou não? Aceitando, você poderia receber por exemplo a grade de programação do mês de todos os filmes e de forma interativa, quase como um mini site, escolher o filme, a seção, ler a sinopse e inclusive ver o trailer. Esse aplicativo, por ser de utilidade, ainda vai ficar por muito tempo no celular desse destinatário, o qual vai ser consultado diversas vezes toda vez que o mesmo desejar voltar ao cinema E ainda poderá ser enviado para amigos promovendo um marketing viral.





"O Mobile Marketing vem somar
as demais ações de uma
campanha publicitária, com ele
passamos a idéia do novo, do interativo, do imediato, do inovador,
do criativo, fazemos o cliente pensar,
interagir, comentar, surpreendemos de forma positiva".



Leia também a opinião de Robson Cavalcante, responsável pela Criative Comunicação de São José dos Campos.

Blog Publiloucos:O que você acha do Mobile Marketing?
Robson Cavalcante:Mobile Marketing é uma novidade antiga. Faz tempo que recebemos mensagens dos amigos e até mesmo das empresas através do antigo PAGER (nossa, estou me sentindo um velho, rs) e a coisa mudou de figura quando chegaram os celulares com um montante de opções com acesso fácil, rápido e simples, tudo com um pequeno teclado na palma da mão. O celular deixou de ser pessoal e passou a ser social, ou seja, as pessoas começaram a interagir e a participar desta nova realidade. Outro fator importante e que devemos considerar é a acessibilidade para esta ferramenta. Pergunto à você: Todos os seus amigos possuem celular? Acredito que a sua resposta seja sim, com certeza! É muito barato adquirir um celular atualmente.

Blog Publiloucos:E se aplicado no Vale do Paraíba?
Robson Cavalcante: Para o nosso mercado, acredito que seja uma ferramenta fundamental pois além de funcional é extremamente barata em relação à outras mídias. Outro importante fator está ligado à segmentação de mercado e o perfil do público–alvo. A maioria dos jovens possue e utiliza diariamente a ferramenta, até mesmo nas áreas mais carentes onde o computador não chega, está lá o celular marcando presença. Os celulares já fazem parte da nossa vida e do nosso cotidiano, portanto, fazer bom uso desta ferramenta requer conhecimento, aprimoramento e conhecimento em novas tecnologias. Uma vez participei de um debate regional onde discutíamos justamente a integração de novas mídias em nosso cotidiano e percebi uma grande barreira por parte de nossos colegas empresários/publicitários na implementação da tecnologia na região. Muita gente ainda prefere utilizar a convencional TV ou mesmo o rádio e outdoor para atingir o público-alvo em suas campanhas. Neste mesmo painél senti um grande descaso em relação as novas tecnologias. Será que atualizaram o Windows? Rsrs. Até mesmo o Windows foi atualizado. Socorro, e as pessoas? Bom, acredito que ainda estejamos longe de utilizarmos a ferramenta para campanhas no Vale. Desconheço alguma empresa do Vale que já o tenha utilizado, me perdoem os concorrentes, mas estou sendo sincero em minhas respostas.



Robson Cavacante, Criative Comunicação de São José dos Campos

"A maioria dos jovens
possue e utiliza
diariamente a ferramenta,
até mesmo nas áreas mais
carentes onde o computador não chega,
está lá o,
celular marcando presença".