Olha quem está falando, quer dizer, voltando. =D

31 de maio de 2008 0 opiniões

Fotografeiros

Na última quinta-feira conheci o fotógrafo Ronny, ele trabalha no jornal Valeparaibano. Conversa vai, conversa vem, e nessa acabei descobrindo que ele é um dos colaboradores do blog FOTOGRAFEIROS.
Para quem ainda não conhece, o FOTOGRAFEIROS é "Um espaço para publicação daquelas fotos que editor nenhum autoriza a veiculação..."
Há várias fotos legais no blog, vale a pena acessar!
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Novidade na campanha Maradona x Biro-Biro

Ouvi dizer que na próxima semana estréia a terceira parte da campanha MARADONA X BIRO-BIRO da Coca-Cola.
O brasileiro vai provocar o argentino, com o slogan: "EU JÁ SABIA".
Ouvi por aí...
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World No Tobacco Day 2008

Hoje é o Dia Mundial Sem Tabaco!
Dessa forma foi lançada a campanha World No Tobacco Day 2008, que visa combater todo tipo de publicidade e promoção da indústria tabagista.
A World Health Organization afirma que o tabaco vai matar mais de cinco milhões de pessoas só em 2008. Número superior às mortes por AIDS, tuberculose e malária juntos.


O site oficial tem apoio da World Health Organization e foi desenvolvido pela Nova SB em parceria com a Sinc.
28 de maio de 2008 5 opiniões

Videominuto: Um minuto a menos

Está acontecendo a 12º SECOMTUR - Semana da Comunicação e Turismo, na Univap.
Um evento organizado pela FCSAC - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação, voltado para os cursos de comunicação, turismo e moda. Neste ano contamos com o festival do minuto, palestras e workshops.
E ontem, na abertura, houve o festival vídeominuto, onde os alunos participaram com vídeos independentes de um minuto.
Porém, ficou evidente que o festival foi e estava mal organizado: a mídia com os filmes a serem exibidos ficou pronta aproximadamente 10 minutos depois do horário especificado, ou seja, faltou comprometimento dos responsáveis, pois a mídia já deveria estar pronta.
O atraso foi tolerado, mas o mais gritante é que um vídeo foi deixado de lado por ‘esquecimento’, simples e pura falta de atenção. Na correria de criarem uma mídia, não incluíram o vídeo, prejudicando totalmente o grupo concorrente.
Você deve estar pensando que imprevistos acontecem, porém algo que é feito em cima da hora não pode ser encarado com imprevisto e sim falta de respeito para com todos os participantes, pois todos correram o risco de não ter o vídeo incluído na mídia. O que resta fazer?
Apresentar o vídeo ‘esquecido’ junto com os vencedores não contornará a situação, talvez este problema seja coisa para um matemático ou físico resolver.

Obs.: Este texto é a opinião de um estudante da UNIVAP.
Obs. 2: Não foi apenas um estudante que criticou, foram vários, inclusive profissionais.
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WAFFU - Desfile na UNIVAP


24 de maio de 2008 0 opiniões

De volta para o futuro - A Trilogia do merchandising

Li que o filme, enquanto ainda um esboço, pretendia fazer citação de uma marca: a Coca Cola! Foi pensado em dizer que a Coca-cola seria o combustível dos carros do futuro. Merchandising total, só que quando pesquisei sobre o filme constatei que a trilogia foi patrocinada por várias marcas e o mais intrigante: trocou a Coca pela Pepsi.

Confira as marcas que apareceram na trilogia.

ADIDAS
AIWA
ALL STAR
AT&T
BANK OF AMERICA
BURGUER KING
BUWEISER
CHERRY COKE
ELMOS
GMC
GOODYEAR
LITE BEER
MATTEL
MILK BONE
MILLER
PEPSI
PIZZA HUT
PONTIAC
SEVEN ELEVEN
TEXACO
TOYOTA
TURLTLE WAX

Mas o pior é o Rafinha falando das motos Suzuki no Pânico. Pelo amor de deus, teve um dia que do nada ele entrou de moto e começou a falar bem da marca... sem coerência total...

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A Crise na Propaganda Brasileira

E não é crise de meia idade pessoal.

Não podemos limitar a crise da propaganda brasileira à apenas um problema e talvez nem devêssemos chamar de problema, mas sim evolução do consumidor.
Antes da Internet as campanhas eram massificadas, fazia-se muito para muitos, os costumes do consumidor eram encarados como iguais.

Ex.: Homem, 20 a 25 anos, solteiro, classe b.

Porém com o advento da Internet, a informação ficou acessível para praticamente todos, o que fez com que o consumidor não fosse apenas um reflexo do seu tempo e sim que desenvolvesse uma personalidade atemporal.
Dessa maneira, o consumidor não pode ser mais massificado e sim individualizado:

Ex.: Homem, 20 anos, solteiro por opção, renda de 5 salários mínimos, pagodeiro, gosta de barzinho.

ou

Ex.: Homem, 20 anos, solteiro, renda de 4 salários mínimos, saudosista dos anos 80, aficcionado por games e tecnologia, caseiro.

Fica claro que uma mesma campanha não pode persuadir este novo consumidor de hábitos tão diferentes uns dos outros.
Embasando-nos em teoria, podemos comprovar uma teoria da Escola de Frankfurt: a Espiral do Silêncio.
Como funciona a Espiral do Silêncio? Simples, ela diz que em numa entrevista com várias pessoas, as respostas são praticamente as mesmas, mas quando feitas de maneira individual, respostas totalmente diferentes serão encontradas.
Ou seja, este é o futuro da propaganda, entender e criar campanhas para menos pessoas, cada vez mais diferenciadas. Nossa... entendeu?
23 de maio de 2008 1 opiniões

Adequação na publicidade

Como abordar o cliente? Como ser correto? Como adentrar em seu interior? Hehehe.
Acho que a resposta é este vídeo institucional da McCann Erickson, assista:



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Campanha política 2008 x Internet

Início: nos EUA, o candidato a candidato à presidência, Barack Obama, arrecadou mais de US$ 235 milhões com o apoio da Internet.

Meio: O Presidente do TSE, Ministro Marco Aurélio de Mello, já advertiu, que os candidatos que fizerem propaganda fora de época serão punidos. E disse isso em bom e claro tom: "A única coisa que eu posso ponderar é que os candidatos coloquem as barbas de molho porque a conseqüência é em relação ao candidato, ao beneficiário da propaganda, ainda que implementada por terceiros", disse o Ministro nesta segunda-feira, 31/03. Continuou o ministro: "Se a propaganda chegar a um diapasão maior, pode configurar o abuso do exercício do poder da utilização dos meios de comunicação, o que pode levar à cassação".

Fim: Pela resolução 22.718 do TSE a publicidade do candidato na internet só poderá ser feita na página destinada exclusivamente à divulgação de sua campanha. Ainda segundo tal resolução, a página dos candidatos deverá ficar no ar a partir de 6 de julho até antevéspera da eleição, ou seja, até 3 de outubro.

Conclusão: Não sei o porquê, (sei sim: desorganização, preocupação em elevar os próprios salários, etc), mas a legislação ainda não regulamenta o uso da Internet como ferramenta na campanha eleitoral.

Para a próxima eleição é terminantemente proibido:

- Blogs do candidato
- Envio de Spam, quer dizer: mala direta
- Participação em MMORPG
- Participação em redes sociais

A única coisa que pode é o site com o nomeenúmerodocandidato.can.br.

Agora convenhamos, vai ser atrasado assim lá na pqp né. Enquanto nos EUA os candidatos angariam milhões via Internet, aqui no Brasil alguns candidatos só conseguem votos em troca de cesta básica. Mas o que esperar de um lugar assistencialista? Mas creio que isto seja assunto de outro post. Ai meu Brasil, o que fizeram com você?
22 de maio de 2008 1 opiniões

O Publicitário que nunca ‘publicitou’.

O estudante
Pensa que uma faculdade irá garantir um emprego e permanece três/quatro/cinco anos freqüentando um curso de comunicação. No decorrer não estuda o quanto deveria ou gostaria e mesmo com o diploma na mão, fica para trás de muitos outros profissionais sem diploma.

A faculdade
O ambiente onde a cultura é exalada pelas rosas, ou melhor, deveria. Muitas vezes a faculdade não estimula o estudante de maneira correta, não possui um curso de acordo com a atualidade e não possui profissionais adequados à realidade do mercado.

O Mercado
O profissional depois de formado encontra um mercado totalmente às avessas do que lhe fora apresentado na faculdade. Grandes empresas, vorazes por novos clientes destroem o que encontram pela frente e pequenas empresas sedentas por algum cliente se vendem por alguns trocados.

Entrando no Mercado
O primeiro passo é ter coragem. Depois disso o profissional recém-formado tenta se encaixar em alguma empresa grande e por não ter tido uma formação adequada não consegue. Então, o profissional tenta se alocar em alguma empresa média e não consegue por não ter se atualizado. Dessa maneira o profissional tenta desesperadamente entrar em qualquer pequena empresa, mesmo que não seja da sua área e consegue! Consegue emprego em uma micro-empresa de comunicação, uma agenciazinha. Lá trabalha doze horas por dia e mal consegue contar o dinheiro no final do mês, que vai quase todo para o empréstimo do banco.

A Vida Particular
Com quase 24 anos o profissional não agüenta mais morar com os pais, não possui dinheiro, não possui nada. O que resta é sua cama e o livro que ganhou na faculdade: Publicidade de A a Z.

A Vida Amorosa
Não tem. O sexo oposto é coisa supérflua, pois nessa fase o essencial é conseguir fazer as coisas básicas da pirâmide de Maslow: almoçar, dormir e talvez jantar o que sobrou do almoço.

A Idéia
“Como não pensei nisso antes?” - Este é o termo utilizado pela maioria dos profissionais recém-formados. A idéia maravilhosa nada mais é do que ter a própria agência de comunicação.

A agência do recém-formado
Tentando lembrar de qual cor era uma nota de dez o profissional recém-formado lembra outra coisa: para abrir uma agência tem que ter dinheiro. Mas logo se lembra que muitas outras agências são ilegais também e deixa isso para lá.
Como nome da agência, escolhe: Duailíbiliu - União do D da DPZ com o W da W Brasil. Como o mais importante em uma agência já tinha sido realizado, o profissional recém-formado sai em busca do primeiro cliente.

O Primeiro Cliente
O profissional recém-formado tentava lembrar quais eram os quatro P’s da aula de marketing, mas só se lembrava dos quatro R’s da seleção brasileira de 2002: Romário, Ronaldo, Ronaldinho e Rivaldo.
E isso o faz lembrar de uma escolinha de futebol que tinha perto de casa, então segue para lá em busca da sua primeira prospecção.

Profissional Recém-Formado: Olá, eu sou o profissional recém-formado.
Dono da Escolinha de Futebol: Olá.
PRF: Que horas são? Ah, a propósito, você trabalha com agência de publicidade?
DDEDF: Não, trabalho com esportes, tenho essa escolinha de futebol.
PRF: Ah, o que quero dizer é se você é cliente.
DDEDF: Sim, possuo vários fornecedores...
PRF: Não, o que quero saber é se você precisa de uma agência de comunicação.
DDEDF: Ah bom. Não, nem preciso.
PRF: Oras, por que?
DDEDF: Só mês responda, como você chegou até aqui?
PRF: Ah, vi num panfleto e...
DDEDF: Então, quem fez foi o cara da gráfica, criou, produziu e refilou.
PRF: Ah, mas deve ter cobrado os olhos da cara.
DDEDF: Não, cobrou só R$40 o milheiro.
PRF: Hum, mas o senhor sabe que isso é errado. De acordo com o CENP, criar é uma tarefa da agência de publicidade!
DDEDF: Eu sei, mas é que se eu tiver uma agência tudo fica mais caro em 20%, tal do BV.
PRF: Boca Virgem?
DDEDF: Deve ser...
PRF: Mas o meu trabalho é melhor, manjo Page Maker.
DDEDF: Não obrigado, eles fizeram em Adobe Ilustrator.
PRF: Mas, mas eu faço mais rápido.
DDEDF: Ah, duvido. Mandei a logo que minha filha fez e no dia seguinte estava pronto o panfleto.
PRF: Mas, mas, mas eu cobro mais barato.
DDEDF: Feito! Quanto?
PRF: Cobro R$39,00.
DDEDF: Ah não. Deixa como está.
PRF: Ta bom, é que gostei do senhor, cobrarei R$25,00: briefing, centro de inteligência, planejamento, criação e produção.
DDEDF: Ah, mas quem vai refilar os panfletos?
PRF: Tá bom, eu refilo.
19 de maio de 2008 0 opiniões

Dicas para os blogueiros - Post Revisado

13 meses e 11 dias! Este é o tempo que passou desde que postei este texto sobre como ter um blog. Muitos conceitos mudaram. Tudo está revisado, confira:


O BLOG


1 - Suporte de Blog: Escolha bem o seu provedor, atualmente há uma boa briga entre o Blogger e o WordPress, muitos dizem que o WordPress é o melhor, mas vale lembrar que o Blogger é do Google desde 2003 e com certeza o Blogger tem mais chances (leia-se dinheiro em caixa) de investimentos futuros, pense nisso.

2 - Domínio: Domínio é o nome do seu blog, o meu, por exemplo, é Publiloucos. O ideal é que seja de fácil memorização, caso contrário diga ‘olá’ para o esquecimento.


O CONTEÚDO


1 - Informação: Seu blog precisa de informações palpáveis, para que alguém encontre o que procura. Informações que nada agregam massificará seu blog, atraindo todos os tipos de internauta. Lembre-se que o intuito é receber visita do seu público-alvo, para que a informação seja compreendida e refletida, sem falar que seus patrocinadores o agradecerão. Quem escreve para todo mundo são os jornais, você não irá querer transformar seus posts em textos jornalísticas, não é mesmo?

2 - Layout: “A primeira impressão é a que fica” - Este ditado popular faz sentido quando falamos de blogs; ao acessar um blog, o internauta repara primeiro no visual e depois lê os posts. Se você for sortudo o internauta lerá seu post, mas ele não terá uma leitura agradável, pois ficará incomodado pelo visual, ou seja, por mais que o seu texto seja bom, de nada adiantará se o layout for carregado. Opte por layouts simples, sem muitos ‘fru-frus’. Blog é blog, carnaval é carnaval.

2b - Layout: Sabe os layouts prontos que qualquer um pode ter? Esqueça-os! Já é complicado ser notado entre 70 milhões de blogs, imagina então se for igual aos outros. Tenha personalidade. Não precisa pagar alguém para criar outro, com um pouco de estudo e referências você já se diferencia.
Alguns blogs sobre layout’s prontos:

- Templates para Novo Blogger
- Temas.Ubiraju
- XML Templates
- Arquivinho

3 - Logo: Crie um logo para seu blog, pode ser simples. Em breve você o utilizará para realizar parcerias e com certeza uma imagem chama mais atenção do que texto.

4 - Webwriting: Como redator publicitário tenho o dever de errar menos em meus textos, mas ainda assim estou suscetível a erros, nossa língua é uma das mais difíceis do planeta; portanto não se preocupe em ter um texto perfeito com urgência. Tente errar o menos possível, revise sempre seu texto, leia em voz alta para ver a cadência das frases. Não seja orgulhoso, use sempre um dicionário e o tenha como um bom amigo. Pontuação e acentuação também são de extrema importância. A maioria dos internautas não terá paciência para entender seu texto e muito menos voltarão ao seu blog. NUNCA MAIS!

4b - Webwriting: Quando mencionar algo que viu em outro blog/site, não hesite, disponibilize a fonte e se possível um link para o post original. Digamos que é uma forma de etiqueta da Internet e isso não criará futuros atritos para você.

4c – Webwriting: Ao escrever tenha em mente que o internauta não está em uma posição cômoda, ler textos na Internet sempre é ‘ruim’, pois a postura na cadeira e a qualidade do monitor ponderam na leitura do internauta. Desta maneira siga três questões básicas:

- Objetividade
- Persuasão
- Fidelização

5 - Imagens: Respeite os padrões da Internet e não coloque aquela foto de 3.5mb em seu blog, isso deixará lento o coitado do seu blog e os internautas não terão paciência. Procure hospedar as fotos em um site ‘fantasma’ e depois apenas link para seu blog, isso deixa o blog mais leve e o internauta satisfeito.
Alguns sites para hospedar fotos:

- Image Shack
- Flickr

5b - Imagens: Nunca roube banda. O que é isso? Isso acontece quando você ao invés de colocar a imagem no servidor do seu blog, você pega apenas o endereço da imagem e cola, desta forma sobrecarregará o servidor de quem subiu a fotos originalmente.

6 - Atualização: Nunca atualize pelos simples motivo de atualizar, nenhum internauta merece apenas duas frases mal feitas. Regularmente elabore um post novo; não há um número correto de atualizações por semana, mas tente criar um bom novo post a cada dois dias.


VIVÊNCIANDO


1 - Socialização: Troque experiências com outros blogueiros, com certeza ganhará algumas dicas. Entre em fóruns, debates, videoconferências e encontros offline.
por exemplo o Interney.com.br. Usufrua da melhor maneira as redes sociais.

2 - Parcerias: Uma maneira de começar bem na blogosfera é ‘aparecendo’. O ideal é criar parcerias com blogs que atuem na mesma área que o seu, sim, seus temidos concorrentes!
Uma das maneiras é a ‘troca de links’, onde você coloca o link do blog do fulano em seu blog e o fulano coloca o link do seu blog no blog dele. Nossa... entendeu?

2b - Parcerias: Nunca, jamais, never... não faça parcerias adoidado apenas para ter o link do seu blog em vários outros. Seja seletivo, faça apenas parcerias com outros blogueiros que possuam credibilidade, opinião formada e é claro: muitos acessos diários, o que aumenta a chance de seu blog ser visitado. Eu sinceramente faço parcerias com blogs que eu realmente admiro. Não atire para todos os lados, os internautas perceberão logo.

2c - Pagerank: Pagerank é a unidade denominadora de ‘o quanto sua página é popular’. Para isso você precisa que outros sites/blogs escrevam sobre seu blog. Seja em um mero link no menu ou um texto corrido falando bem de seus posts.
Para medir seu pagerank acesse:

- Googlando

3 - Dados Estatísticos: Seu blog está crescendo? Você só vai saber com a ajuda de algum software analisador. Com ele você pode visualizar alguns dados de seus visitantes, tais como: cidade, tempo em que ficaram no blog, páginas acessadas, palavra-chave e uma inifinidade de outras coisas. O legal é que é tudo free! Veja:
- Google Analytics


FERRAMENTAS


1 - Widgets: São pequenos códigos em HTML que otimizam a interatividade em seu blog, por exemplo:

- Comentário no Menu
- Nuvem de Tags
- Menu diferenciado
- Remoção do Navbar
- Inclusão de uma imagem no topo
- Colocar dados de contato
- Algo novo, diferente e criativo
18 de maio de 2008 2 opiniões

Axe - O Homem Chocolate



País: ARGENTINA
Cliente: Axe
Produto: Axe Dark Tentaption
Agência: Vega Olmos Ponce
Produtora: MJZ
Trilha: Allen Toussaint - A sweet touch of love

Obs.: Olha a Argentina aí gente! Já faz tempo em que os argentinos estão na cola da publicidade brasileira.

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Campanha da Faculdade Anhanguera é estrelada por modelo sem diploma

Seja em Pindamonhangaba, São José dos Campos, Jacareí ou em qualquer outra cidade que exista uma unidade da Faculdade Anhanguera Educacional, em todas há a nova campanha da faculdade, sobre o vestibular 2008.
Pô, legal! Mas ao analisar bem aqueles outdoor’s, lembrei que havia ouvido alguém falar que a Ana Hickmann não possuía diploma universitário e concluído há pouco tempo o ensino médio.
Ao pesquisar na Internet sobre o assunto, percebi que este tema já fora abordado anteriormente no jornal Folha de São Paulo, leia um trecho:

‘Ana não fez faculdade. Nunca prestou vestibular. Conta que só terminou o curso supletivo do ensino médio recentemente. Mas isso está longe de ser problema para a instituição.
"Não interessa se a Ana Hickmann não fez faculdade. Na publicidade, o que interessa é a imagem que você passa para o público", diz Antonio Carbonari Netto, presidente da Anhanguera. "Procuramos artistas que representassem a Anhanguera de forma culta e que mostrassem uma ascensão", diz ele.’
(Folha de São Paulo, 4/11/2007)

Levando em consideração a frase do presidente Carbonari Netto , podemos entender que a faculdade apenas representa ser boa. Mas, sinceramente, pelo que conheço, acho que foi uma frase infeliz.

Voltando ao assunto: imagem é tudo? (sede não é nada.)
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Bombril aproveita o escândalo Ronaldo

Bombril, sempre Bombril!
A marca consegue traduzir a atualidade em comerciais divertidos e altamente críticos.
Desta vez o 'traduzido' da vez foi o escândalo envolvendo Ronaldo e dois travestis. Ok, tá certo que aconteceu há quase um mês atrás, mas...


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EBP 2008 - Vídeo

Confira alguns depoimentos dos blogueiros que estarão presentes. Eu vou, e você, vai?

Inscrições: www.ebp2008.com.br

17 de maio de 2008 0 opiniões

MasterCard - Não tem preço

Descobri um site que utiliza a técnica do Mashup, aliada à interatividade: o site da MasterCard.
Funciona da seguinte forma: cadastre-se, conte uma história que 'não tem preço".
Sua história pode virar comercial ou valer IPOD's, seja criativo!
Vamos fazer uma meme, ela funcionará assim: cada convidado participa da promoção e posta em seu respectivo blog o texto/vídeo;áudio criado.

Para participar da meme, convido:

Ana Carolina - Lisergia Verbal
Bruno Delfino - Falando Nisso
Rafael Frasseto - Malucom
Gabriel Jacob - Adivertido
Haendel Dantas - Comunicadores de Plantão
Rafael Ziggy - Sim Viral



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Coca-cola: Maradona x Biro-biro – Parte II

Continua a disputa fictícia para escolher quem foi o melhor: biro-biro x maradona. Desta vez ‘torcedores argentinos’ foram flagrados em botecos do Rio, estavam eles em busca de tampinhas do refrigerante.

Do outro lado, Biro-Biro no maior estilo ‘sou vereador e quero seu voto’ foi aos bares acompanhado de belas mulheres (lógico, toda campanha tem mulheres bonitas, seja qual for o tema/conceito).



Um ponto maravilhoso da campanha foi a ação realizada pelas torcidas do Botafogo e Flamengo na final do Carioca, assista.





Obs. 1: Veja a primeira parte da campanha neste post.
Obs. 2: Por que não realizar essa campanha na Argentina também?
Obs. 3: Maradona continua atrelado à imagem do guaraná Antarctica?
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Alex Gonçalves ministra palestra na Faculdade Anhanguera de Pindamonhangaba

Rááá.
Ontem ministrei mais uma palestra!
Desta vez o tema foi: "O Blog como Ferramenta de Trabalho" - o qual foi bem aceito pelo público presente na Anhanguera de Pindamonhangaba.
Durante cerca de uma hora falei sobre a importância dos blogs e até a vaca roxa de Seth Godin! Hehehe. Tudo tranquilo, tudo legal. Esta palestra não teve foto.
Agradeço ao coordenador Francisco que fez o convite!
Até a próxima palestra!
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Foto da Palestra do 24/04 - Anhanguera Taubaté

Pessoal, conforme eu havia prometido: uma foto da palestra que realizei na Anhanguera de Taubaté.


Um obrigado à coordenadora do curso, Daniela, que enviou a foto.







Obs.: Foto não editada propositalmente.

15 de maio de 2008 0 opiniões

Amanhã tem palestra!

Pessoal,
Amanhã ministrarei uma palestra na Faculdade Anhanguera de Pindamonhangaba.
O tema da palestra será : "O uso do blog como ferramenta de trabalho".

Data: 16/05/08
Horário: 21h
Local: Faculdade Anhanguera de Pindamonhangaba
Endereço: Avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso, altura da rotatória.
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EBP 2008 - Encontro dos Blogueiros Publicitários


Pessoal, vem aí o EBP-2008, que é um evento onde estarão reunidos os blogueiros publicitários.
Eu vou, vamos?

Inscreva-se: http://www.ebp2008.com.br/
12 de maio de 2008 2 opiniões

Angélica - Vou de Taxi (Subliminar?)

Pessoas e pessoôs!
Escutei a antiga e esquecida música Vou de Táxi da Angélica e fiquei PASMO! Isso mesmo, pasmo. Quando eu era mais novo até achava legalzinha, mas ao ouvir tive uma visão totalmente diferente. Vejam:

Vou De Táxi
(Composição: Vanessa Paradis)

Pela janela do meu quarto
ouço a buzina
me chamando
quem será que vem me acordar

mas no banho
foi só me tocar (Como assim?)
de repente
lembrei do teu olhar

no espelho
a cor do batom
lembro o beijo
que foi pra lá de bom...

(refrão)
vou de táxi você sabe
tava morrendo de saudade
mas nem lembro
do seu nome (aimeuldeulsdoceul)

não tem pressa
teu jeito de olhar pra mim
me arrepia (sensível né?)
me leva, me faz viajar...
pelo céu
pelo sol
pelo ar
pelo mar
a escola pode esperar... (educativo, não?)

(refrão)
vou de táxi
você sabe
tava morrendo de saudade
vou de táxi...
tô com saudade...
mas só com você...
só com você
8 de maio de 2008 0 opiniões

Vaga para Redator na Supera Comunicação

Não esqueça de dizer o valor que você cobra por hora!
5 de maio de 2008 3 opiniões

Havaianas - Eu quero menos...

Há muito tempo eu queria postar este comercial! Texto primoroso, narrado pela pessoa certa e arte maravilhosa. VAMOS COMEÇAR BEM A SEMANA! Com vocês: "Eu quero menos" da AlmapBBDO para as Havaianas.

4 de maio de 2008 1 opiniões

Fischer x Leo Burnett - Parecido


Imagem da Esquerda
Agência: Fischer América
Cliente: Valor Econômico

Imagem da Direita
Agência: Leo Burnett (Colômbia)
Cliente: Davivenda Bank.
3 de maio de 2008 1 opiniões

Agências Certificadas pelo CENP no Vale do Paraíba

Estava elaborando um projeto sobre ética e concorrência no mercado publicitário aqui da minha região (Vale do Paraíba), e no meio de pesquisas, lembrei de uma palestra que organizei na Univap, onde o palestrante era Nelson Campos, da BC&C.
O tema da palestra foi basicamente a profissão do publicitário e então Nelson explicou a importância e necessidade do certificado do Cenp, tanto para a agência quanto para o mercado publicitário.
Para quem ainda não sabe, o Conselho Executivo de Normas-Padrão é definido em:


"O Conselho Executivo das Normas-Padrão é uma entidade criada pelo mercado publicitário para fazer cumprir as Normas-Padrão da Atividade Publicitária, documento básico que define as condutas e regras das melhores práticas éticas e comerciais entre os principais agentes da publicidade brasileira.”


Parei o que estava fazendo e comecei a pesquisar quais agências de Publicidade / Marketing do Vale do Paraíba possuem o certificado do Cenp. O resultado não foi animador, confira:

- São no mínimo 117 agências espalhadas pela região,
- Deste mínimo, apenas 54 agências são certificadas pelo CENP




Conclusão: Menos da metade das agências do Vale do Paraíba são certificadas pelo CENP. Deixo aqui meus parabéns para as certificadas, pois estão um passo na frente das outras agências e para que ainda não é certificado, nunca é tarde para começar. Clique aqui e saiba como obter o certificado. Vamos arrumar este mercado! Vamos?
2 de maio de 2008 0 opiniões

O Blog Entra na Puberdade



Confira esta conversa sobre a importância dos blogs, com participação de Carolina Cruz do Lisergia Verbal.

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Agência KMS Comunicação e Mkt tem novidade!

A agência KMS (São José dos Campos) conquistou a conta da Original Veículos. A comunicação das lojas em São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Taubaté, Mogi das Cruzes, Suzano e Arujá ficaram por conta da agência.

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antonio dantas – O MICO da Semana!

A Faculdade Federal da Bahia - UFBA foi contemplada com a irrisória nota dois no ENADE (prova que avalia os conhecimentos dos universitários) para o curso de Medicina. Desta forma, restou ao coordenador do curso, antonio dantas tentar minimizar a culpa da faculdade pela nota. O docente deu uma declaração totalmente equivocada, ignorante, sem embasamento e preconceituosa para com os próprios baianos.
Esta pessoa, que não merece ter o nome repetido e nem escrito com as iniciais maiúsculas disse as seguintes frases:

- “Talvez o ambiente cultural da Bahia não seja muito propício à Medicina, pois as coisas aqui estão mais voltadas para a música (eu não digo nem música, pois não considero esses ritmos de percussão música). Quem foi mal foram os alunos. Vou culpar quem, a faculdade?” (http://ibahia.globo.com)

- Segundo informações publicadas pela Folha on line, o senhor Antônio Dantas, disse: "se não houver boicotes dos estudantes, o que não acredito, o resultado mostra baixa inteligência dos alunos". O coordenador do curso, que é baiano, disse ainda, que o suposto baixo QI (quociente de inteligência) é hereditário e verificado "por quem convive (com pessoas nascidas na Bahia)". A publicação perguntou ao senhor Dantas, se já foi criticado. Ele respondeu dizendo que é franco e que "reconhece a limitação dos que o cercam". (http://www.band.com.br)

- “O baixo QI dos baianos é hereditário e pode ser verificado por quem convive com pessoas nascidas na Bahia”. (ultimosegundo.ig.com.br)

- “o baiano toca berimbau porque só tem uma corda. Se tivesse mais (cordas), não conseguiria”. (ultimosegundo.ig.com.br)-

Confira a entrevista que o coveiro do conhecimento baiano deu AQUI.



Obs.: O Ministério Público Federal na Bahia vai apurar as declarações do coordenador do curso de Medicina, Antônio Dantas. Segundo o procurador Vladimir Aras, as afirmações podem ser caracterizadas como preconceituosas. O procurador diz que o professor Dantas pode responder por improbidade administrativa e dano moral.
Alex Gonçalves espera que justiça seja feita.
1 de maio de 2008 0 opiniões

Ex-007 estrela nova campanha do Vectra Elite

Ontem, enquanto eu estava na beira da rodovia Presidente Dutra esperando o ônibus, chegou uma mensagem em meu celular com o seguinte texto:

“Assista em primeira mão ao novo comercial do Vectra Elite 2.0 com Pierce Brosnan. Acesse agora mesmo: www.chevrolet.com.br/vectraelite.”

Na hora clamei por um laptop e conexão com a Internet, mas na beira da estrada só me restou reclamar a esmo. Mas, venha comigo conferir a campanha da McCann Erickson.


A Campanha
Com o mote: “Vectra Elite 2.0. para quem quer tudo, um carro único.” - a campanha conta com dois filmes, o primeiro já em veiculação destaca as qualidades do Vectra Elite 2.0, enfatizando o quanto o carrão é completo. Assista:




O segundo filme (que será veiculado a partir do dia 4/5) é com o ex-007 dos cinemas Pierce Brosnan. A participação do ator causou grande buzz na imprensa nacional (o que deve ter sido maravilhoso para a marca) e agregou muito para a imagem do anunciante. No comercial o ‘cara’ interpreta diversos personagens, cada qual com uma qualidade, o que faz alusão ao carrão, cheio de qualidades. O conceito é alterado para: “Um ator só é completo se ele puder ser muitos. Agora para um carro ser completo ele só pode ser um. Vectra Elite 2.0. para quem quer tudo, um carro único.”




Veja o making-off do comercial aqui.
Ah, o carrão custa a pequena bagatela de R$80.069,00 - só sendo 007 para comprar um.
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Entrevista com Nelson Campos - Pte II