Olha quem está falando, quer dizer, voltando. =D

18 de setembro de 2008

Será que os blogueiros são otários?

Começo a desconfiar de que as empresas acham que os blogueiros são otários. Faz tempo que eu queria escrever este post. Vou explicar.
No dia primeiro de Setembro, a Editora Abril entrou em contato via e-mail, convidando-me a participar da Abril Digital, uma nova ferramenta de blogs e fotologs.
Falaram que eu fui escolhido, que poderia participar de cursos, workshops, palestras e o escambau, tudo de graça. Bastava apenas eu participar deste projeto.
Até aí beleza né, só que como todo bom brasileiro, sou desconfiado. Acessei o site da Abril Digital e fui olhar os Termos e Condições impostos pela Editora Abril. Rááá.
Perceba os absurdos, nos quais eu teria que submeter o blog Publiloucos:

blogs.abril.com.br/publiloucos
O endereço do Publiloucos ficaria assim, parecendo apenas uma tag e muito maior do que já é.

Termo #8 - Regras de conduta do usuário
(...) b) Banners publicitários e/ou qualquer tipo de comércio eletrônico.
Hahahaha. Parece até piada. Eu teria um blog zumbi, onde até os espaços publicitários seriam controlados pela Editora Abril.

Termo #9 - Publicidade nos blogs
O Usuário concorda que a Abril pode publicar banners e/ou anúncios publicitários nos blogs que utilizam sua ferramenta de publicação. Esses anúncios podem ser da Abril, dos produtos e serviços da Empresa, ou ainda de qualquer terceiro a quem a Abril tenha cedido espaço publicitário, a seu exclusivo critério.
Eles podem fazer propaganda no meu blog e eu não, justo?


Termo #10 - Direitos autorais
(...) O Usuário concede licença de uso irrevogável, perpétua, global e livre de royalty para uso, exposição pública, publicação, exibição pública, reprodução, distribuição, transmissão, adaptação, alteração e promoção de seu conteúdo publicado nos blogs em qualquer mídia da Abril.
E ainda podem ganhar visibilidade em cima do seu trabalho, que absurdo.


Termo #15 - Duração e finalização do serviço
A Abril oferece o serviço de publicação de blogs, a princípio, por prazo indeterminado. A Empresa tem o direito, no entanto, de suspender ou finalizar o oferecimento do serviço de blogs a qualquer tempo, de acordo com seu critério.
Do tipo: usei e abusei, mas agora não preciso mais de você, tchau.



Gostou? Se quiser se cadastrar o endereço está aqui.

4 opiniões:

Helena disse...

io, parece mesmo uma boa piada estes caras pensam que não sabemos ler, é impossível, cara !

Pasmei !!

Jaime Ohana disse...

Alex G.

Que feio Abril!

Putzzz...

É uma especie de sensura as midias socias?

Abs

Sylvio disse...

Incrivelmente ridículo.

A pergunta que a Abril deveria se fazer é: "por que eu faria um blog na Abril e não no Blospot?".

Rodrigo Alexandre Coelho disse...

Acho que a toda a reação negativa sobre os Blogs Abril foi exagerada.
1) Os termos "concessão de uso" do material publicado são semelhantes aos do Blogspot, por exemplo (alguém destacou estes termos nos comentários de outro blog que também abordava o assunto);
2) O fato de encerrarem o serviço a qualquer momento é absolutamente usual em tudo que é "beta";
3) O wordpress.com também não permite anúncio e nem por isso as pessoas deixam de publicar por lá;
4) A Abril promete visibilidade e acesso a eventos exclusivos, o que pode não significar nada para quem ganha dinheiro com blog, mas muito para quem está começando ou quer ganhar visibilidade com o blog;

Acho que foi um erro incluir na lista de convidados iniciais blogueiros que vivem de blog e para os quais, evidentemente, algumas das condições é risível, fora isso não vejo problemas com os blogs Abril, são apenas mais uma plataforma, com vantagens e desvantagens como qualquer outra.

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante. Diga para todos o que você pensa! Ou melhor escreva.
Eu agradeço o comentário, se você não me xingou (e nenhuma outra pessoa de minha família), é claro.

Volte sempre!