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19 de maio de 2008

Dicas para os blogueiros - Post Revisado

13 meses e 11 dias! Este é o tempo que passou desde que postei este texto sobre como ter um blog. Muitos conceitos mudaram. Tudo está revisado, confira:


O BLOG


1 - Suporte de Blog: Escolha bem o seu provedor, atualmente há uma boa briga entre o Blogger e o WordPress, muitos dizem que o WordPress é o melhor, mas vale lembrar que o Blogger é do Google desde 2003 e com certeza o Blogger tem mais chances (leia-se dinheiro em caixa) de investimentos futuros, pense nisso.

2 - Domínio: Domínio é o nome do seu blog, o meu, por exemplo, é Publiloucos. O ideal é que seja de fácil memorização, caso contrário diga ‘olá’ para o esquecimento.


O CONTEÚDO


1 - Informação: Seu blog precisa de informações palpáveis, para que alguém encontre o que procura. Informações que nada agregam massificará seu blog, atraindo todos os tipos de internauta. Lembre-se que o intuito é receber visita do seu público-alvo, para que a informação seja compreendida e refletida, sem falar que seus patrocinadores o agradecerão. Quem escreve para todo mundo são os jornais, você não irá querer transformar seus posts em textos jornalísticas, não é mesmo?

2 - Layout: “A primeira impressão é a que fica” - Este ditado popular faz sentido quando falamos de blogs; ao acessar um blog, o internauta repara primeiro no visual e depois lê os posts. Se você for sortudo o internauta lerá seu post, mas ele não terá uma leitura agradável, pois ficará incomodado pelo visual, ou seja, por mais que o seu texto seja bom, de nada adiantará se o layout for carregado. Opte por layouts simples, sem muitos ‘fru-frus’. Blog é blog, carnaval é carnaval.

2b - Layout: Sabe os layouts prontos que qualquer um pode ter? Esqueça-os! Já é complicado ser notado entre 70 milhões de blogs, imagina então se for igual aos outros. Tenha personalidade. Não precisa pagar alguém para criar outro, com um pouco de estudo e referências você já se diferencia.
Alguns blogs sobre layout’s prontos:

- Templates para Novo Blogger
- Temas.Ubiraju
- XML Templates
- Arquivinho

3 - Logo: Crie um logo para seu blog, pode ser simples. Em breve você o utilizará para realizar parcerias e com certeza uma imagem chama mais atenção do que texto.

4 - Webwriting: Como redator publicitário tenho o dever de errar menos em meus textos, mas ainda assim estou suscetível a erros, nossa língua é uma das mais difíceis do planeta; portanto não se preocupe em ter um texto perfeito com urgência. Tente errar o menos possível, revise sempre seu texto, leia em voz alta para ver a cadência das frases. Não seja orgulhoso, use sempre um dicionário e o tenha como um bom amigo. Pontuação e acentuação também são de extrema importância. A maioria dos internautas não terá paciência para entender seu texto e muito menos voltarão ao seu blog. NUNCA MAIS!

4b - Webwriting: Quando mencionar algo que viu em outro blog/site, não hesite, disponibilize a fonte e se possível um link para o post original. Digamos que é uma forma de etiqueta da Internet e isso não criará futuros atritos para você.

4c – Webwriting: Ao escrever tenha em mente que o internauta não está em uma posição cômoda, ler textos na Internet sempre é ‘ruim’, pois a postura na cadeira e a qualidade do monitor ponderam na leitura do internauta. Desta maneira siga três questões básicas:

- Objetividade
- Persuasão
- Fidelização

5 - Imagens: Respeite os padrões da Internet e não coloque aquela foto de 3.5mb em seu blog, isso deixará lento o coitado do seu blog e os internautas não terão paciência. Procure hospedar as fotos em um site ‘fantasma’ e depois apenas link para seu blog, isso deixa o blog mais leve e o internauta satisfeito.
Alguns sites para hospedar fotos:

- Image Shack
- Flickr

5b - Imagens: Nunca roube banda. O que é isso? Isso acontece quando você ao invés de colocar a imagem no servidor do seu blog, você pega apenas o endereço da imagem e cola, desta forma sobrecarregará o servidor de quem subiu a fotos originalmente.

6 - Atualização: Nunca atualize pelos simples motivo de atualizar, nenhum internauta merece apenas duas frases mal feitas. Regularmente elabore um post novo; não há um número correto de atualizações por semana, mas tente criar um bom novo post a cada dois dias.


VIVÊNCIANDO


1 - Socialização: Troque experiências com outros blogueiros, com certeza ganhará algumas dicas. Entre em fóruns, debates, videoconferências e encontros offline.
por exemplo o Interney.com.br. Usufrua da melhor maneira as redes sociais.

2 - Parcerias: Uma maneira de começar bem na blogosfera é ‘aparecendo’. O ideal é criar parcerias com blogs que atuem na mesma área que o seu, sim, seus temidos concorrentes!
Uma das maneiras é a ‘troca de links’, onde você coloca o link do blog do fulano em seu blog e o fulano coloca o link do seu blog no blog dele. Nossa... entendeu?

2b - Parcerias: Nunca, jamais, never... não faça parcerias adoidado apenas para ter o link do seu blog em vários outros. Seja seletivo, faça apenas parcerias com outros blogueiros que possuam credibilidade, opinião formada e é claro: muitos acessos diários, o que aumenta a chance de seu blog ser visitado. Eu sinceramente faço parcerias com blogs que eu realmente admiro. Não atire para todos os lados, os internautas perceberão logo.

2c - Pagerank: Pagerank é a unidade denominadora de ‘o quanto sua página é popular’. Para isso você precisa que outros sites/blogs escrevam sobre seu blog. Seja em um mero link no menu ou um texto corrido falando bem de seus posts.
Para medir seu pagerank acesse:

- Googlando

3 - Dados Estatísticos: Seu blog está crescendo? Você só vai saber com a ajuda de algum software analisador. Com ele você pode visualizar alguns dados de seus visitantes, tais como: cidade, tempo em que ficaram no blog, páginas acessadas, palavra-chave e uma inifinidade de outras coisas. O legal é que é tudo free! Veja:
- Google Analytics


FERRAMENTAS


1 - Widgets: São pequenos códigos em HTML que otimizam a interatividade em seu blog, por exemplo:

- Comentário no Menu
- Nuvem de Tags
- Menu diferenciado
- Remoção do Navbar
- Inclusão de uma imagem no topo
- Colocar dados de contato
- Algo novo, diferente e criativo

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