Olha quem está falando, quer dizer, voltando. =D

23 de maio de 2008

Campanha política 2008 x Internet

Início: nos EUA, o candidato a candidato à presidência, Barack Obama, arrecadou mais de US$ 235 milhões com o apoio da Internet.

Meio: O Presidente do TSE, Ministro Marco Aurélio de Mello, já advertiu, que os candidatos que fizerem propaganda fora de época serão punidos. E disse isso em bom e claro tom: "A única coisa que eu posso ponderar é que os candidatos coloquem as barbas de molho porque a conseqüência é em relação ao candidato, ao beneficiário da propaganda, ainda que implementada por terceiros", disse o Ministro nesta segunda-feira, 31/03. Continuou o ministro: "Se a propaganda chegar a um diapasão maior, pode configurar o abuso do exercício do poder da utilização dos meios de comunicação, o que pode levar à cassação".

Fim: Pela resolução 22.718 do TSE a publicidade do candidato na internet só poderá ser feita na página destinada exclusivamente à divulgação de sua campanha. Ainda segundo tal resolução, a página dos candidatos deverá ficar no ar a partir de 6 de julho até antevéspera da eleição, ou seja, até 3 de outubro.

Conclusão: Não sei o porquê, (sei sim: desorganização, preocupação em elevar os próprios salários, etc), mas a legislação ainda não regulamenta o uso da Internet como ferramenta na campanha eleitoral.

Para a próxima eleição é terminantemente proibido:

- Blogs do candidato
- Envio de Spam, quer dizer: mala direta
- Participação em MMORPG
- Participação em redes sociais

A única coisa que pode é o site com o nomeenúmerodocandidato.can.br.

Agora convenhamos, vai ser atrasado assim lá na pqp né. Enquanto nos EUA os candidatos angariam milhões via Internet, aqui no Brasil alguns candidatos só conseguem votos em troca de cesta básica. Mas o que esperar de um lugar assistencialista? Mas creio que isto seja assunto de outro post. Ai meu Brasil, o que fizeram com você?

1 opiniões:

Breno Alves disse...

Topico show de bola, estive procurando pela internet sobre leis de divulgação politica na web, o seu texto me ajudou muito agora vou da mais uma pesquisada vejo se encontro algo mais para que eu possa expor na minha proposta.

Muito Obrigado

Breno Alves - BH/MG
breno.wd@gmail.com

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante. Diga para todos o que você pensa! Ou melhor escreva.
Eu agradeço o comentário, se você não me xingou (e nenhuma outra pessoa de minha família), é claro.

Volte sempre!