Olha quem está falando, quer dizer, voltando. =D

29 de março de 2008

Plágio ou coincidência? Full Case Comunicação (SP) x Texto PP (São José dos Campos)



Rapaz, que coisa estranha! Analise bem essas duas imagens, elas são Prints dos sites das agências Texto PP (São José dos Campos) e Full Case Comunicação (São Paulo), respectivamente. Foram 'printadas' dia 29/03/08 às 2h26.
Eu não acredito em plágio, por mais igual que seja o layout e a disposição das informações. O que pode ter havido então? Não tenho a mínima idéia. Vou enviar um e-mail para as agências informando, quando elas responderem postarei aqui.
O mundo da publicidade é complicado. Né merrmo?

11 opiniões:

[xmitzx] disse...

Meio estranho isso ter acontecido...

Eu que não. disse...

Não acredita em plágio por que?

Alex Gonçalves disse...

Não acredito em plágio pelo simples motivo de que se trata de duas agências íntegras.
Mas é muito igual mesmo.

Bruno Delfino disse...

Mesmo que as agências sejam íntegras. O cara que montou o site quis dar uma de espertinho e fez isso!

hehehe

Abs

FullCASE disse...

Olá Alex, meu nome é Angel Fragallo e sou Diretor de Criação e Sócio da FullCASE Comunicação. Nós da agência ficamos tão surpresos quanto você frente ao suposto plágio apresentado. Aqui está (www.fullcase.com.br/data_ftp_fullcase.jpg) uma print screen da data que publicamos essa index "temporária" em nosso servidor. Coincide com a data da nossa mudança de endereço.

É claro que eu poderia editar a data da publicação no Photoshop, mas, minha integridade jamais permitiria isso. Essa index temporária foi 100% concebida por mim em Fireworks.

A FullCASE Comunicação é uma empresa séria, que edita duas importantes revistas de projeção nacional, a Gestão & Negócios e a Revista Negócio InMobiliário, e jamais colocaria em risco sua imagem copiando idéias de outrem. Temos uma equipe capacitada e bem preparada para gerar idéias originais.

Estamos, com muita dedicação e trabalho, conquistando nosso espaço no Vale do Paraíba na área de publicidade, atendendo importantes contas como o Centro de Diagnóstico Tomovale e a Cooperativa Médica - Planos de saúde.

Mais uma vez, lamentamos o ocorrido e esperamos um pronto posicionamento/esclarecimento da outra agência, para então, caso necessário, tomarmos alguma ação Legal frente ao fato.

Agradeço ao Alex pelo alerta e parabenizo-o pela proposta e utilidade deste blog.

Forte abraço!

matheus disse...

Não é plágio, é imitação.

IMITAÇÃO:
ato ou efeito de imitar

1 reprodução, o mais exato possível, de algo; imagem

2 poder de imitar

3 cópia malfeita; arremedo

4 plágio (de obra artística, literária ou musical)

5 representação (de personagem ger. conhecido), reproduzindo certas particularidades, como expressões fisionômicas, gestos, voz etc.

PLÁGIO
1 ato ou efeito de plagiar
2 Rubrica: termo jurídico.
apresentação feita por alguém, como de sua própria autoria, de trabalho, obra intelectual etc. produzido por outrem

Alex Gonçalves disse...

Andamento no imbróglio Full Case Comunicação (SP) x Texto PP (São José dos Campos).

Luiz Carioca disse...

eu acho q não foi plágio não. creio q esse é um conceito meio comum. Esse é um dos perigos de se usar clichês na criação. acontece.
o melhor a se fazer é aproveitar os acessos, repensar o conceito e sair na frente.
abs

Anônimo disse...

Lendo os comentários e o texto da Full Case - ficou claro o plágio, mas mesmo assim não seria correto afirmar o plágio da TEXTO PP - mas quando fui entrar no site "http://www.textopp.com.br/" vi que o mesmo esta fora do ar.

Quer prova maior do que esta.

MarcosTeles.com disse...

Acredito que pessoas podem ter a mesma idéia em luares, momentos e contexto diferentes. Acredito também que muitas idéias no mundo dos negócios são copiadas e melhoradas mas ....
Ao que tudo indica, parece plágio, já que o layout das páginas são idênticos.

Que pena!

Anônimo disse...

Não é plágio, não é cópia, não é imitação. É sim falta de referência e principalmente falta de criatividade. Já vi templates assim há pelo menos 3 anos em outras agências, assim como já vi apresentação de portfólio com essa mesma idéia central. Acredito muito q a mesma idéia possa surgir em vários lugares ao mesmo tempo, assim como acredito em plágio, mas desculpem, neste caso é pura e simples falta de estudar mesmo, consultar novas referência, tendências e inovações, sobretudo eletrônicas.
Valeu Alex, parabéns!

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante. Diga para todos o que você pensa! Ou melhor escreva.
Eu agradeço o comentário, se você não me xingou (e nenhuma outra pessoa de minha família), é claro.

Volte sempre!