Olha quem está falando, quer dizer, voltando. =D

24 de fevereiro de 2008

Curso de Marketing Político - Capítulo I - História e Significado

História
Atualmente o Marketing Político está tão evoluído que apenas profissionais especializados poder gerar um feedback legal. É muito mais do que espalhar milhares de santinhos e pintar dezenas de muros (ato ilegal em algumas cidades) com a propaganda política.
Há algumas décadas paises como EUA e França já contavam com partidos políticos e realizavam ações de marketing, enquanto isso o Brasil ainda engatinhava no quesito Marketing Político. Apenas com a reabertura política é que o mesmo foi retomado com força em nosso país.


Significado
Segundo o dicionário Aurélio, o significado de Marketing Político é:

1. Conjunto de técnicas de marketing (2) adaptadas à esfera política, e que visam à difusão, sob aspecto favorável, da imagem pública de candidato ou de partido político, especialmente em época de campanha eleitoral.

Trocando em miúdos: o Marketing Político utiliza ferramentas específicas para difundir uma boa imagem do candidato, afim de que o mesmo seja eleito/reeleito.
Mas escrevendo assim é fácil, como tornar isso efetivo?
É sabido que o eleitor, ao votar, pode ser influenciado por três razões:

- Ideológica.
O discurso ideológico afeta no máximo 10% do eleitorado. Por exemplo, se o candidato for um grande defensor da natureza, ele atingirá as pessoas que são preocupadas com assuntos relacionados ao meio ambiente.

- Política.
Este é o fator que mais pesa em pequenas cidades. O vínculo entre candidato e eleitor é primordial, chegando a atingir em até 80% do eleitorado.

- Eleitoral.
É aqui que o Marketing Eleitoral surtirá efeito direto. Afeta até 70% dos eleitores, quanto melhor a campanha criada, mais votos o candidato obterá.

1 opiniões:

Anônimo disse...

oba, vo acompanha esse curso!
muito legal viu!
onde o conseguiu?

to trabalhando fora da área no momento, só pra me sustentar um pouco mesmo, mas ainda tô me atualizando na área! hehe

beijos
Sara

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante. Diga para todos o que você pensa! Ou melhor escreva.
Eu agradeço o comentário, se você não me xingou (e nenhuma outra pessoa de minha família), é claro.

Volte sempre!