Olha quem está falando, quer dizer, voltando. =D

4 de fevereiro de 2008

Conheça o PEERING

Nestes tempos de web 2.0, onde a colaboração é essencial para as marcas, você já deve saber a importância do peering, certo? Não! Peering não é de comer, vamos conhecer melhor essa nova ferramenta.

Peering / Colaboração em Massa

Era uma vez uma empresa que não ia muito bem, seu responsável já não sabia o que fazer, mas então com a ajuda da fadinha peering ele conseguiu alavancar o faturamento da empresa dos meros U$100.000.00 para U$9.000.000.000!
O termo peering foi cunhado pelo professor Yochai Benkler em 2002 e é usado para exemplificar a colaboração em massa que é feita em prol de um produto/serviço/marca. Traduzindo em miúdos: o lance do peering é encontrar colaboradores eficientes, aqueles que realmente agregam valor ao produto/serviço/marca. Na maioria dos casos a colaboração é feita por livre e espontânea vontade, apenas por prazer, mas em algumas vezes a colaboração tem um grande incentivo: o dinheiro.
Para melhor entendermos, voltemos ao conto do início deste post. Parece conto de fadas, mas não é! A empresa em questão é a Goldcorp e seu CEO se chama Rob McEwen.
O problema da Goldcorp é que a mina da empresa em Red Lake (Ontário-Canadá) já não proporcionava ouro suficiente e além disso não eram encontradas novos depósitos de ouro.
Diante deste problema McEwen tirou licença para realizar desenvolvimento pessoal, foi quando assistiu uma palestra sobre o Linux, (um dos maiores exemplos de que o peering pode dar certo) e decidiu utilizar o peering para alavancar sua empresa.
McEwen planejou o “Desafio Goldcorp”, com um prêmio de U$575.000.000 – bastava ao participante indicar o melhor método e estimativa de como chegar ao ouro na mina em Red Lake. Foram disponibilizados na Internet os estudos geológicos realizados desde 1948, totabilizando 400 megabytes de informação aos participantes.
Agora a equipe da Goldcorp não estava sozinha, contava com mais de mil colaboradores decididos a encontrar ouro pelo dinheiro.
Resultado: 110 novos alvos foram indicados e 230 toneladas de ouro foram extraídas de Red Lake e a empresa foi salva.
Quer mais algum motivo para trazer o peering para sua empresa?







1 opiniões:

disse...

Publiloucos é cultura! Agora sei o que é peering, thanks! huauhaha...que comentário estúpido..desculpa ai!

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante. Diga para todos o que você pensa! Ou melhor escreva.
Eu agradeço o comentário, se você não me xingou (e nenhuma outra pessoa de minha família), é claro.

Volte sempre!