Olha quem está falando, quer dizer, voltando. =D

27 de novembro de 2007 6 opiniões

Pepsodent Fresh - Comercial para os apaixonados!

17 de novembro de 2007 4 opiniões

Entrevista com José Luiz Ovando - SUPERA COMUNICAÇÃO

Inicio aqui a primeira de uma sequência de entrevistas com publicitários.
Esta é com José Luiz Ovando, Diretor de Estratégias de Marcas da Supera Comunicação. Confira!


Alex Gonçalves: Como surgiu a Supera Comunicação?
José Luiz: A agência surgiu inicialmente com um outro nome: Guess Comunicação. Ela surgiu logo depois de nos formarmos em São Paulo, em 95. A empresa cliente para a qual fizemos nosso trabalho de conclusão de curso quis que colocássemos o projeto em prática. Para isso era necessário que abrissemos uma agência para a prestação dos serviços. Como não tínhamos muito a perder e estávamos sedentos por experiência, resolvemos encarar o desafio. Mas hoje não recomendo ninguém a seguir esse exemplo. O mercado está ainda mais competitivo, a gestão de uma empresa de serviços cada vez mais complexa. É fundamental ter muita experiência profissional e de vida para arriscar num negócio. Sem falar num bom capital, que não havia. Demos muitas cabeçadas até que a agência amadurecesse, junto com seus sócios.


Alex Gonçalves: Por que vieram para o Vale do Paraíba (São José dos Campos)?
José Luiz: Atuamos na capital por cerca de 4 anos. Em 99, surgiu a oportunidade de abrirmos uma filial em São José dos Campos. Esta unidade cresceu tanto que concentramos nossos esforços no interior, interrompendo temporariamente as atividades em SP. Muita história aconteceu durante este tempo. Por dificuldades de registro de marca, mudamos para Supera Comunicação. A partir de 2006 reabrimos a unidade na capital.
Estamos atualmente estudando a viabilidade de abrir uma nova unidade de negócios em outra região.


Alex Gonçalves: Qual o foco da agência?
José Luiz: Comunicação integrada. Desde o início, defendemos esse formado de organização, planejamento e execução dos serviços.
Em São José e região, fomos a primeira agência a adotar esse formato de atuação.


Alex Gonçalves: Qual o diferencial da agência?
José Luiz: Temos uma estrutura com diferentes conhecimentos. Atualmente são quase 50 profissionais, com as mais diversas especializações. Assim, conseguimos ter uma visão mais completa dos cenários de atuação dos nossos clientes e temos profissionais que entendem bem de áreas específicas. No todo, prestamos serviços mais completos e diversificados que uma agência de propaganda convencional.
Mas reforço que existe espaço e adequação para os dois modelos: propaganda e comunicação integrada.


Alex Gonçalves: É sabido que alguns veículos produzem o material publicitário de alguns clientes, ao invés de apenas veiculá-los, o que barateia o custo final para o cliente (-20% BV); isso gera atrito entre veículo x agência? Como contornar isso?
José Luiz: Gera, mas pouco incomoda, ao menos para a Supera. Nossos clientes estão cada vez mais profissionais e entendem que uma boa comunicação traz resultados.
Para evitar situações como essa? Só com o crescente profissionalismo do mercado publicitário e anunciante. Ambos devem evoluir juntos.


Alex Gonçalves: O Vale do Paraíba possui muitas empresas, mesmo assim o mercado é em sua maioria varejista. Como vocês encaram isso?
José Luiz: Bem..., afinal o mercado varejista sustenta a maioria das agências da região e também no nosso caso, gera parte significativa do nosso faturamento. Alguns publicitários, principalmente estudantes, têm preconceitos com esse segmento. Eu como publicitário e empresário não vejo problemas. Pelo contrário, tentamos fazer trabalhos diferenciados. Algumas vezes dá, e quando isso ocorre a satisfação é maior. Outros mercados estão em crescimento e também são foco de atuação das agências. É preciso ver o mercado com diferentes visões. Não basta desejar apenas segmentos que possam gerar um portfólio criativo. Nenhuma agência se sustenta apenas fazendo propagandas legais para ganhar prêmios. Isso já era! Estamos na era dos resultados. Se a criatividade puder ser aplicada sou o primeiro a recomendar a execução e defender perante o cliente. Porém a propaganda/ comunicação também evolui junto com a sociedade. Muitos estudantes têm uma visão romantizada das décadas de 70 e 80.


Alex Gonçalves: Por que existem muitas agências de ‘fundo de quintal’ no Vale do Paraíba?
José Luiz: Existem em todos os lugares e em todos os segmentos profissionais. Nós também começamos "micro". Na verdade, no quarto/ escritório de uma sócia que tínhamos na época. Alguns poucos crescem. Muito ficam pelo caminho. Alguns, que erram numa primeira tentativa, acertam posteriormente, afinal aprendemos muito com nossos próprios erros. Esse cenário é saudável para todos. Afinal, existem empresas clientes de todos os portes.


Alex Gonçalves: A maioria dos clientes da região é conservadora e não aceita novidades; diferente disso é o Valeparaibano (jornal), que ganhou muita repercussão na última campanha. Como isso é possível?
José Luiz: Acho que existe um erro nessa visão, que gerou a pergunta. Temos tido a oportunidade de trabalharmos com clientes cada vez mais inovadores. Nossa carteira de clientes está cada vez mais pré-disposta a soluções criativas não só em campanhas, mas também para novos formatos de planejamentos e ações.
Reforço que o Valeparaibano não é criativo apenas em suas campanhas publicitárias. De novo, vejam o todo: mudanças no produto (reformulação total, não só gráfica, mas também no conteúdo), nova postura no mercado, segmentações (cadernos especiais), promoções mais agressivas, distribuição mais eficiente..., entre inúmeros outras aspectos. Não é só criatividade pela criatividade. Um cliente inovador trabalha em todas as frentes necessárias. Por isso, é bom atender empresas que priorizem essa postura de atuação.


Vale lembrar que a Supera Comunicação teve obteve boa participação no Prêmio Recall, veja nesse post.






16 de novembro de 2007 2 opiniões

Reforço no Corínthians: Nizan Guanaes

"Ele [Nizan] talvez seja a pessoa mais criativa do mercado. A escolha dele é totalmente profissional"
Com essa frase o vice-presidente de marketing do Corinthians, Luiz Paulo Rosenberg, afirmou à Folha Online o nome de Nizan como novo reforço do Corinthians.
Nizan será o capitão do Departamento de Marketing do clube alvinegro nos próximos sete anos. Vale lembrar que Nizan é São Paulino.

Problemas de imagem do Timão:

- Relação com MSI/Kia/Berezovsky/Polícia Federal/Campeonato Brasileiro/Dualib/Rebaixamento


























* Texto propositalmente escrito no linguajar futebolístico.










10 de novembro de 2007 5 opiniões

Guitar Hero III - Comercial

Slash forever

5 de novembro de 2007 4 opiniões

Agências do Vale do Paraíba premiadas no Prêmio Recall 2007

Como mencionado no post anterior, a grande campeã do Prêmio Recall foi a Publicarte Propaganda de Taubaté. O resultado você já conhece, agora você vai conhecer as peças do short-list e campeãs.

PUBLICARTE PROPAGANDA (Campeã 2007)

OURO
Peça: Embalagem Kisses
Cliente: Noese Brasil
Agência: Publicarte Propaganda e Marketing
Diretor de Criação: Manoel Carlos de Carvalho Jr.
Diretor de Arte: Henrique Barros e Pedro Henrique Simões
Atendimento: Dennis Penna
Aprovação do Cliente: Dennis Penna e Aparecida Penna













PRATA
Peça: Painéis (Sanca) Metrô
Cliente: Livraria Santuário
Agência: Publicarte Propaganda e Marketing - Taubaté
Diretor de Criação: Manoel Carlos de Carvalho Jr.
Diretor de Arte: Pedro Henrique Simões
Redação: Pedro Henrique Simões
Atendimento: Manoel Carlos de Carvalho Jr.
Aprovação do Cliente: Marketing Livraria














BRONZE
Peça: Rótulos Delícias do Brasil
Cliente: Primadonna
Agência: Publicarte Propaganda e Marketing - Taubaté
Diretor de Criação: Manoel Carlos de Carvalho Jr.
Diretor de Arte: Pedro Henrique Simões
Atendimento: Dennis Penna
Aprovação do Cliente: Maria Helena Goffi










Shortlist

Peça: Embalagem Real Capri
Cliente: Real Capri
Agência: Publicarte Propaganda e Marketing – Taubaté













Peça: Bolacha
Cliente: Resolução Gráfica
Agência: Publicarte Propaganda e Marketing – Taubaté

















Peça: Anéis
Cliente: Novelis
Agência: Publicarte Propaganda e Marketing – Taubaté















SUPERA COMUNICAÇÃO

PRATA
Peça: Transparente
Cliente: Jornal O Valeparaibano
Agência: Supera Comunicação – São José dos Campos
Diretor de Criação: Adriano Augusto
Diretor de Arte: Matheus Neroski
Redação: Danielle San Sebastian
Atendimento: Suzan Eiko
Aprovação do Cliente: Fernando Salerno























Shortlist


Peça: Moedas
Cliente: Jornal O Valeparaibano
Agência: Supera Comunicação – São José dos Campos
-indisponível-

REGIONAL MARKETING

PRATA
Peça: Distância
Cliente: Century
Agência: Regional Marketing – São José dos Campos
Diretor de Criação: Mário Sérgio Pulice
Diretor de Arte: Jair Rodrigues Jr.
Redação: Andréa de Barros
Atendimento: Neusa Trindade
Aprovação do Cliente: Wagner José E. Souza



PÁGINA COMUNICAÇÃO

Shortlist

Peça: Convite Pinguim
Cliente: Oscar Calçados
Agência: Página Comunicação – São José dos Campos














Peça: Crachá
Cliente: Página Comunicação
Agência: Página Comunicação – São José dos Campos



















SCAN AMÉRICA COMUNICAÇÃO

Shortlist

Peça: “Sua Vez de Gritar: MÃE”
Cliente: Gira Grill
Agência: Scan América Comunicação – São José dos Campos
-indisponível-







3 de novembro de 2007 0 opiniões

Fraseologia descabida

"Não precisaram de Photoshop" (Mônica Veloso)
A jornalista afirma piamente que não foi utilizado esse software gráfico em seu ensaio para a revista Playboy. Muitos não acreditam. Para saber a verdade entre no site FAZ CABER e procure pelo post: "O Photoshop da Mônica Veloso" (dia 18/10)













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Congestionamento é coisa boa...

Em fevereiro deste ano, mais precisamente no dia 12 foi lançada a RÁDIO SULAMÉRICA pela empresa SulAmérica Seguros em conjunto com o grupo Bandeirantes. A idéia de uma rádio foi da agência MPM Propaganda.
São oito repórteres, seis âncoras e dez viaturas circulando e também há a participação do ouvinte, onde o mesmo liga para a Rádio SulAmérica e passa as informações do trânsito. E o maior número: R$30.000.000 investidos!
Havia certa desconfiança se a idéia seria funcional ou não (essa notícia foi debatida na minha sala aula e muitos acharam que não daria certo), mas sete meses depois a emissora possui 21% de audiência (de cada cinco ouvintes, um está sintonizado na RÁDIO SULAMÉRICA) e registrou um crescimento de 30% na venda de seguro para automóveis, cinco vezes mais que a média do mercado.


A frequência é 92,1MHz e pode ser ouvida também via Internet: Clique e ouça.








2 de novembro de 2007 4 opiniões

Corridinha Matinal - Rainha System

Esse comercial de 2005 é muito bom.
Criado pela F/Nazca S&S, foi premiado com o Prêmio Profissionais do Ano 2006 e Cannes 2006.




Criação: Fábio Fernandes, Eduardo Lima E Luciano Lincoln
Direção de criação: Fábio Fernandes e Eduardo Lima
Atendimento: Carlos D’ávila, Eduardo Teixeira e Caio Thomaz
RTVC: Adriano Costa Planejamento: Fernand Alphen e Daniel Lissoni
Produtora: Cia de Cinema
Diretor: Claudio BorrelliFotografia: Ted Abel
Montador: Marcelo Cavalieri Trilha: Tesis
Maestro: Silvio Piesco Locutor: Rubens Caribé
Finalização: Tribbo
Finalizadora: Sandra Castro
Aprovação: Gumercindo Neto, Rui Porto e César Hamze






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Resultado do Prêmio Recall

SPOTS E JINGLES
SHORT-LIST

Peça: Estou no Vermelho
Cliente: Ribercred
Agência: Alta Comunicação – Ribeirão Preto

Peça: Gastronomia
Cliente: UNIBAN – Universidade Bandeirante de S.Paulo
Agência: Central Business Comunicação – Mogi das Cruzes

Peça: Acredite
Cliente: Shopping Santa Úrsula
Agência: Etco Ogilvy – Ribeirão Preto


Peça: Telemarketing de Natal
Cliente: Magazine Luiza
Agência: Etco Ogilvy – Ribeirão Preto

Peça: Punto na SAF
Cliente: SAF Veículos
Agência: NucleoTCM - Sorocaba

Peça: 23 e 90
Cliente: Empresa Jornalística Tribuna Araraquara S/C Ltda.
Agência: PDI Volume 4 - Araraquara


Peça: Moedas
Cliente: Jornal O Valeparaibano
Agência: Supera Comunicação – São José dos Campos

BRONZE
Peça: Telemarketing de Natal
Cliente: Magazine Luiza
Agência: Etco Ogilvy – Ribeirão Preto
Diretor de Criação: Charles Cruz
Redação: Rafael Machado / Juliana Veloni
Atendimento: Anelise Nascente / Marcela Esteves
Aprovação do Cliente: Frederico Trajano / Rogério Bruxellas

PRATA
Cliente: Empresa Jornalística Tribuna Araraquara
Agência: PDI Volume 4 - Araraquara
Diretor de Criação: Hermes Zambini
Redação: Hermes Zambini
Atendimento: Sérgio Campani / Ricardo Lacerda
Aprovação do Cliente: Antonio Carlos Pereira de Almeida

OURO
Peça: Estou no Vermelho
Cliente: Ribercred
Agência: Alta Comunicação – Ribeirão Preto
Diretor de Criação: Zeppa Tudisco
Redação: Zeppa Tudisco

Atendimento: Beto Furlan
Aprovação do Cliente: Fauzi Taha


PROJETOS GRÁFICOS
SHORT-LIST

Peça: Livro Histórico de Cajuru
Cliente: Fundação Fabbri Felipucci
Agência: CTG Design – Ribeirão Preto

Peça: Folder
Cliente: LMC Participações Ltda.
Agência: Diálogo Propaganda – Ribeirão Preto

Peça: Revista de Bar em Bar
Cliente: De Bar em Bar
Agência: Lateral Comunicação – Bauru


Peça: Catálogo Summer Season Canatiba
Cliente: Têxtil Canatiba Ltda.
Agência: Myatã Comunicação – Americana

Peça: Acontece Unimep
Cliente: Unimep Universidade Metodista de Piracicaba
Agência: Ozonio Propaganda – Piracicaba

Peça: Portfólio Agência
Cliente: M-Witer Comunicação
Agência: M-Witer Comunicação - Presidente Prudente


Peça: Convite Pinguim
Cliente: Oscar Calçados
Agência: Página Comunicação – São José dos Campos

Peça: Crachá
Cliente: Página Comunicação
Agência: Página Comunicação – São José dos Campos


BRONZE
Peça: Livro Histórico de Cajuru
Cliente: Fundação Fabbri Felipucci
Agência: CTG Design – Ribeirão Preto
Diretor de Criação: Carlos Magno Lemos Thomaz
Diretor de Arte: Renata Beneti
Atendimento: . Walter Soares
Aprovação do Cliente: Érika Moretini

PRATA
Peça: Acontece Unimep
Cliente: Unimep Universidade Metodista de Piracicaba
Agência: Ozonio Propaganda – Piracicaba
Diretor de Criação: Wesley Lopes Honório
Diretor de Arte: Cristian de Oliveira
Redação: Celiana Perina
Atendimento: Ângelo Vieira da Silva
Aprovação do Cliente: Jorge Vidigal da Cunha

OURO
Peça: Catálogo Summer Season Canatiba
Cliente: Têxtil Canatiba Ltda.
Agência: Myatã Comunicação – Americana
Diretor de Criação: Marcelo Oliveira
Diretor de Arte: Marco Sobral / Luiz Godoi / Ricardo Matsushita
Redação: Marcelo Oliveira
Atendimento: Marcelo Oliveira / Simoni Giraldi
Aprovação do Cliente: Darci Covolan / Romeu Covolan


MÍDIA EXTERIOR
SHORT-LIST

Peça: Outdoor Aerolula Alckimim
Cliente: Agência Infinitur
Agência: Agência Mind - Cruzeiro

Peça: Motoqueiro Fantasma
Cliente: Genius Video
Agência: Audace Propaganda – Ribeirão Preto

Peça: Fachada Homem
Cliente: Espaço Casa Affonso
Agência: NW3 Comunicação – Ribeirão Preto

Peça: Outdoor Garfo
Cliente: Espaço Casa Affonso
Agência: NW3 Comunicação – Ribeirão Preto

Peça: Outdoor Faca
Cliente: Espaço Casa Affonso
Agência: NW3 Comunicação – Ribeirão Preto

Peça: Outdoor Colher
Cliente: Espaço Casa Affonso
Agência: NW3 Comunicação – Ribeirão Preto


Peça: Painéis (Sanca) Metrô
Cliente: Livraria Santuário
Agência: Publicarte Propaganda e Marketing - Taubaté


Peça: Juntando Pares Perfeitos - Toalhas
Cliente: Associação dos Lojistas do Novo Shopping Ribeirão
Agência: Rae,Mp – Ribeirão Preto

Peça: Juntando Pares Perfeitos - Canecas
Cliente: Associação dos Lojistas do Novo Shopping Ribeirão
Agência: Rae,Mp – Ribeirão Preto

BRONZE
Peça: Fachada Homem
Cliente: Espaço Casa Affonso
Agência: NW3 Comunicação – Ribeirão Preto
Diretor de Criação: Maria Claudia Gottardi Ferreira
Diretor de Arte: Isabela Perim e Gustavo Franceschini de Jesus
Redação: José Henrique Rosa
Atendimento: Raquel Junqueira
Aprovação do Cliente: Carla Bley


PRATA
Peça: Painéis (Sanca) Metrô
Cliente: Livraria Santuário
Agência: Publicarte Propaganda e Marketing - Taubaté
Diretor de Criação: Manoel Carlos de Carvalho Jr.
Diretor de Arte: Pedro Henrique Simões
Redação: Pedro Henrique Simões
Atendimento: Manoel Carlos de Carvalho Jr.
Aprovação do Cliente: Marketing Livraria


OURO
Peça: Outdoor Garfo
Cliente: Espaço Casa Affonso
Agência: NW3 Comunicação – Ribeirão Preto
Diretor de Criação: Maria Claudia Gottardi Ferreira
Diretor de Arte: Isabela Perim e Gustavo Franceschini de Jesus
Redação: José Henrique Rosa
Atendimento: Raquel Junqueira
Aprovação do Cliente: Carla Bley


PROGRAMAÇÃO VISUAL
SHORT-LIST

Peça: Rótulos Linha T-One
Cliente: Tânagra Cosméticos
Agência: CTG Design – Ribeirão Preto

Peça: Suave Cat
Cliente: Brascan Agro-Industrial Ltda.
Agência: M-Witêr Comunicação – Presidente Prudente


Peça: Embalagem Real Capri
Cliente: Real Capri
Agência: Publicarte Propaganda e Marketing – Taubaté

Peça: Embalagem Kisses
Cliente: Noese Brasil
Agência: Publicarte Propaganda e Marketing – Taubaté

Peça: Rótulos Delícias do Brasil
Cliente: Primadonna
Agência: Publicarte Propaganda e Marketing – Taubaté


BRONZE
Peça: Rótulos Delícias do Brasil
Cliente: Primadonna
Agência: Publicarte Propaganda e Marketing - Taubaté
Diretor de Criação: Manoel Carlos de Carvalho Jr.
Diretor de Arte: Pedro Henrique Simões
Atendimento: Dennis Penna
Aprovação do Cliente: Maria Helena Goffi


PRATA
Peça: Suave Cat
Cliente: Brascan Agro-Industrial Ltda.
Agência: M-Witêr Comunicação – Presidente Prudente
Diretor de Criação: Ewerton Magalhães
Diretor de Arte: Ewerton Magalhães
Atendimento: Ana Cláudia Souza
Aprovação do Cliente: Daniel Prado Santos


OURO
Peça: Embalagem Kisses
Cliente: Noese Brasil
Agência: Publicarte Propaganda e Marketing
Diretor de Criação: Manoel Carlos de Carvalho Jr.
Diretor de Arte: Henrique Barros e Pedro Henrique Simões
Atendimento: Dennis Penna
Aprovação do Cliente: Dennis Penna e Aparecida Penna


MATERIAL PROMOCIONAL
SHORT-LIST

Peça: Agora Você Pode
Cliente: Alugue Brasil
Agência: Agência Ativa – Presidente Prudente

Peça: Dia dos Namorados – Cubo decoração vitrine /Brinde dados do amor
Cliente: Democrata Calçados
Agência: Get Marketing – Ribeirão Preto

Peça: Dia dos Namorados – Adesivo para Elevador
Cliente: Shopping Parque Balneário
Agência: Extra.com Bureau de Comunicação – Santos

Peça: Portifólio Franquia
Cliente: Roasted Potato Franshising
Agência: M-Witer Comunicação – Presidente Prudente


Peça: Bolacha
Cliente: Resolução Gráfica
Agência: Publicarte Propaganda e Marketing – Taubaté


BRONZE
Peça: Dia dos Namorados – Cubo decoração vitrine /Brinde dados do amor
Cliente: Democrata Calçados
Agência: Get Marketing – Ribeirão Preto
Diretor de Criação: Fernando Oliveira / Ricardo Rossetto
Diretor de Arte: Alexandre Piovani
Redação: Fernando Oliveira
Atendimento: Fernando Oliveira
Aprovação do Cliente: Andréia Rinaldi

PRATA
Peça: Dia dos Namorados – Adesivo para Elevador
Cliente: Shopping Parque Balneário
Agência: Extra.com Bureau de Comunicação – Santos
Diretor de Criação: Gustavo Antelmi
Diretor de Arte: Gustavo Antelmi
Redação: Humberto Araújo
Atendimento: Adriana Rodrigues Gil
Aprovação do Cliente: Marcos Prandi

OURO
Peça: Agora Você Pode
Cliente: Alugue Brasil
Agência: Agência Ativa – Presidente Prudente
Diretor de Criação: Rodrigo Passini
Diretor de Arte: Henrique Ferrari
Redação: Adrieli Albuquerque Ferreira
Atendimento: Marcelo Lebedenco
Aprovação do Cliente: Fernando Villas BoaS


ANÚNCIO JORNAL OU REVISTA
SHORT-LIST

Peça: Torneira Aberta
Cliente: Usina Caeté
Agência: Alta Comunicação – Ribeirão Preto

Peça: Vacinação Anti-Rábica - Durão
Cliente: Prefeitura de Jundiaí
Agência: Central Business Comunicação – Mogi das Cruzes

Peça: O Qui Ó
Cliente: Ville Nissan
Agência: DLM Propaganda – São José do Rio Preto

Peça: Enchada
Cliente: Fuzil Shardelini & Cia. Ltda.
Agência: Estúdio de Criação Jack Ronc – Vargem Grande do Sul

Peça: Facão de Cana
Cliente: Fuzil Shardelini & Cia. Ltda.
Agência: Estúdio de Criação Jack Ronc – Vargem Grande do Sul

Peça: Muque
Cliente: Café 3 Corações
Agência: Etco Ogilvy – Ribeirão Preto

Peça: O Mais Completo da Categoria
Cliente: Calçados Ferracini
Agência: Kromadecka Propaganda - Franca

Peça: Inglês Para Vestibulares na Cultura Inglesa
Cliente: Cultura Inglesa
Agência: Ozonio Propaganda - Piracicaba


Peça: Anéis
Cliente: Novelis
Agência: Publicarte Propaganda e Marketing - Taubaté


Peça: Brasil - Japão
Cliente: Restaurante Yokohama
Agência: Rede Múltipla – São José do Rio Preto

Peça: Band Aid
Cliente: Plaza Avenida Shopping
Agência: Rede Múltipla – São José do Rio Preto


Peça: “Sua Vez de Gritar: MÃE”
Cliente: Gira Grill
Agência: Scan América Comunicação – São José dos Campos

Peça: Transparente
Cliente: Jornal O Valeparaibano
Agência: Supera Comunicação – São José dos Campos


BRONZE
Peça: Brasil - Japão
Cliente: Restaurante Yokohama
Agência: Rede Múltipla – São José do Rio Preto
Diretor de Criação: Márcio Vidoti
Diretor de Arte: Daniel Goraieb
Redação: Márcio Vidoti
Atendimento: Márcio Vidoti
Aprovação do Cliente: Fabiano Hayasaki


PRATA
Peça: Transparente
Cliente: Jornal O Valeparaibano
Agência: Supera Comunicação – São José dos Campos
Diretor de Criação: Adriano Augusto
Diretor de Arte: Matheus Neroski
Redação: Danielle San Sebastian
Atendimento: Suzan Eiko
Aprovação do Cliente: Fernando Salerno


OURO
Peça: Facão de Cana
Cliente: Fuzil Shardelini & Cia. Ltda.
Agência: Estúdio de Criação Jack Ronc – Vargem Grande do Sul
Diretor de Criação: Jack Ronc
Diretor de Arte: Jack Ronc
Redação: Carla Kawamura
Atendimento: Jack Ronc
Aprovação do Cliente: Jair Gabricho

TV
SHORT-LIST

Peça: Gastronomia
Cliente: UNIBAN – Universidade Bandeirante de S.Paulo
Agência: Central Business Comunicação – Mogi das Cruzes

Peça: Nota Digital – 1ª fase
Cliente: Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes
Agência: Central Business Comunicação – Mogi das Cruzes

Peça: Novela Mexicana – Carmem Léia
Cliente: Magazine Luiza
Agência: Etco Ogilvy – Ribeirão Preto

Peça: Dia dos Pais Balneário
Cliente: Shopping Parque Balneário
Agência: Extra.com Bureau de Comunicação – Santos

Peça: Chega de Mato
Cliente: Sementes Oeste paulista Import. E Export. Ltda.
Agência: M-Witêr Comunicação – Presidente Prudente

Peça: Net Gato
Cliente: Net Sorocaba
Agência: NucleoTCM – Sorocaba

Peça: Objext
Cliente: Escola Superior de Educ. Ciências e Letras
Agência: NucleoTCM – Sorocaba

Peça: Fio
Cliente: Ribeirão Shopping
Agência: NW3 Comunicação – Ribeirão Preto

Peça: A Revolta das Meias
Cliente: Sorocaba Shopping
Agência: Quadrimatzi Comunicação – Sorocaba


Peça: Distância
Cliente: Century
Agência: Regional Marketing – São José dos Campos


BRONZE 01
Peça: Dia dos Pais Balneário
Cliente: Shopping Parque Balneário
Agência: Extra.com Bureau de Comunicação - Santos
Diretor de Criação: Vinícius César Sérgio
Diretor de Arte: Gustavo Antelmi
Redação: Humberto Araújo
Atendimento: Adriana Rodrigues Gil
Aprovação do Cliente: Marcos Prandi

BRONZE
Peça: A Revolta das Meias
Cliente: Sorocaba Shopping
Agência: Quadrimatzi Comunicação - Sorocaba
Diretor de Criação: Eric Alexander
Diretor de Arte: Mateus Antunes
Redação: Eric Alexander, Ed Oliveira e Paulo Freitas
Atendimento: Ed Oliveira e Paulo Freitas
Aprovação do Cliente: Orlando Tadeu Scolari


PRATA
Peça: Distância
Cliente: Century
Agência: Regional Marketing – São José dos Campos
Diretor de Criação: Mário Sérgio Pulice
Diretor de Arte: Jair Rodrigues Jr.
Redação: Andréa de Barros
Atendimento: Neusa Trindade
Aprovação do Cliente: Wagner José E. Souza


OURO
Peça: Net Gato
Cliente: Net Sorocaba
Agência: NucleoTCM - Sorocaba
Diretor de Criação: Marco Túlio B. Proença
Diretor de Arte: Maurício Trindade
Redação: André Gomes
Atendimento: João Neroni
Aprovação do Cliente: Adilson Sentoma

SHORT-LIST: Publicarte Propaganda e Marketing – Taubaté (6 peças no Short-List)
PRÊMIO ABAP DE RESPONSABILIDADE SOCIAL: NW3 Comunicação – Ribeirão Preto
* Em breve farei um post com todas as peças premiadas do Vale do Paraíba.
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Campanha UNITAU - vestibular 2008

Começou a ser veiculada no dia 14 de outubro a campanha do Vestibular 2008 da Unitau, com o slogan: "Tá na hora de vir pra UNITAU" e conceito: "Uma universidade de verdade".
A campanha (estrelada pelo jornalista e apresentador Serginho Groisman) é composta por um teaser (veiculado dia 14) de 15"; comercial de 30" (veiculado a partir do dia 17/10); sites; revistas e jornais especializados em vestibular; busdoor; faixas de trânsito e manual do candidato. Mas, o mais legal é que finalmente a web está sendo bem utilizada como veículo, pois foi inserido banner no MSN e no e-mail Hotmail (serviços da Microsoft) reforçando a campanha. O marketing de relacionamento também foi sabiamente utilizado: foram criadas mensagens fonadas para os vestibulandos cadastrados, que receberam via celular ou telefone residencial uma mensagem gravada, na qual Serginho Groisman convida o jovem a pensar na sua escolha profissional, recomendando a UNITAU como uma boa opção. Logo após a inscrição, o candidato também recebe a mensagem gravada por Groisman, desejando boa sorte e incentivando-o a intensificar os estudos e conseguir uma bolsa mérito da UNITAU (50% de desconto nas mensalidades para o primeiro colocado de cada curso).

Confira outras peças da campanha:


Teaser 15"


Comercial 30"





A mecânica da campanha está muito legal, utiliza meios normais, on-line e marketing de relacionamento - tudo isso a difere de tantas outras realizadas no Vale do Paraíba, mas...

Teaser: Eu acho que o Teaser elaborado não funciona, pois ele não remete ao segmento abordado (faculdade, educação), nem ao menos dá uma pista. É muito abrangente, o que impossibilita o público-alvo reconhecer que no dia 17 seria veiculado um comercial sobre uma faculdade, ou seja: a pessoa que quer engressar em uma faculdade pode assistir o teaser, mas não vai entendê-lo e consequentemente não assistirá ao comercial do dia 17.

Serginho Groisman: Nada contra o escolhido para estrelar o comercial, mas acho arriscado utilizar uma pessoa pública como garoto-propaganda, seja a marca que for (vide Daniela Cicarelli). O vocalista da banda Placebo, Brian Molko, deixou Groisman numa saia-curta, clique aqui.

O blog PubliLoucos parabeniza a UNITAU por inovar na maneira de veicular seus comerciais, coisa rara vista no Vale do Paraíba.