Olha quem está falando, quer dizer, voltando. =D

8 de dezembro de 2007

Redator - Ser ou não ser, eis o grau de profissionalismo.

“Publicidade é um negócio de palavras, mas as agências estão infestadas de homens e mulheres incapazes de escrever.” - Esta frase foi dita por David Ogilvy, um dos maiores publicitários da história.
O maior problema que o aspirante a redator encontrará é a visão pouco profissional que a maioria do mercado tem sobre o cargo de redator, excluindo é claro, as grandes agências.
Basta olhar nas vagas de publicidade disponíveis, a maioria é para arte, seguida de atendimento, planejamento e por aí vai. Vaga para redator é coisa rara!
Quando surge uma vaga, algumas vezes chega a ser até engraçado, pois a mesma aparece com a seguinte descrição:

----------------------------------------------------------------
Empresa: XYZ
Vaga: Redator Publicitário (Estágio)
Descrição: Desejável conhecimento em Corel Draw e Photoshop.
Salário: R$380,00

Enviar e-mail para
xyz@hotmail.com com currículo e portifólio
-----------------------------------------------------------------


Olhe a descrição, por que um redator precisa ter conhecimento em Corel Draw e Photoshop? Opa, é claro, o coitado além de criar os textos vai ter que realizar o papel do arte e repare no salário! Isso merece muitas exclamações!!!
Se formos analisar os textos elaborados por redatores que não são redatores e sim profissionais ‘faz tudo’, constataremos logo que o mesmo foi redigido por alguém que não é íntimo das palavras, alguém que nunca leu livros especializados, alguém que não sabe o que é ‘exórdio’, alguém que se enviar o texto para revisão levará a agência à falência. Talvez este post seja mais um desabafo contra o mercado ou não.

5 opiniões:

[xmitzx] disse...

de fato é sacanagem isso, mas eu não acho que é obrigatorio pra ser redator é necessario "muito coisa" tem que gostar de escrever e ter um raciocinio bom para adequar a arte com as palavras, talvez por isso (gostar de escrever e ler) bons redatores estão nos jornais.

Sei lá ainda não sou publicitario pra ficar dando opinião, agora eu acho sacanagem um salario desses para um "faz tudo" isso é salario que nem estagio de ensino medio hoje em dia paga.

[xmitzx] http://xmitzx.blogspot.com/

Jaime Ohana disse...

Publilucos,

Será? Em que parte do Brasil se encontra esse cenario. Nesse caso acredtido num esconhecimento por parte da agencia no papel desse profissonal.

Uau!

Malucom disse...

Pois é Alex, é revoltante!
Esse mercado é lamentável mesmo!

Alex Gonçalves disse...

xmitzm: continuo achando que para ser um bom redator é necessário muito conhecimento geral e o específico também. Escrevemos para vários nichos, logo temos que simular sermos um, assim temos que conhecer muito sobre.

jaime ohana: Rapaz, isso é vale do paraíba...

malucom: foda né...

Fernanda disse...

Acho que está com a razão! Mas o que podemos fazer?? Faço Comunicação, pois sempre gostei de redação, mas não consigo estágio! Estou fazendo curso de corel, Para pelo menos poder ser chamada! Uma pena!

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante. Diga para todos o que você pensa! Ou melhor escreva.
Eu agradeço o comentário, se você não me xingou (e nenhuma outra pessoa de minha família), é claro.

Volte sempre!